Abrunheiro: uma planta que pode trazer mais benefícios à sua saúde do que você imagina

Ricas em diversos nutrientes, as flores e frutos do abrunheiro previnem e tratam várias condições de saúde.

O abrunheiro é uma planta comum na Europa, com folhas serradas, flores brancas e que dá o abrunho, uma fruta de cor azul. Tanto as flores quanto os frutos dessa planta podem ser utilizados para fins medicinais, porém as outras partes não, visto que são tóxicas ao ser humano. Nesse sentido, usar as flores e os frutos do abrunheiro têm inúmeros benefícios à saúde.

Veja também: Confira quais são as 5 plantas que agem como calmante natural

Benefícios do abrunheiro

O abrunheiro é rico em amigdalina, flavonoides, vitamina C, antioxidantes e fibras. Isso significa que ele tem ação laxativa e diurética, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de várias doenças. Com isso, indica-se o uso das flores e frutas dessa planta para pedras no rim, problemas digestivos e questões urinárias. Não apenas isso, mas também para prevenir gripes, resfriados, problemas cardíacos, problemas dermatológicos e controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

Para ter os benefícios do abrunheiro, você pode consumi-lo de algumas formas. No que tange às frutas, seu consumo pode ser de forma pura ou para fazer uma geleia ou compota. Já as flores podem ser consumidas em chá junto com as frutas, conforme na receita abaixo.

Chá de abrunheiro

O chá de abrunheiro traz diversos efeitos positivos, pois consegue tratar cansaço, TPM, menstruação desregulada, problemas de pele, questões psicológicas como insônia e ansiedade, aftas, dentre outras coisas. No entanto, esse chá não deve ser consumido por grávidas ou lactantes, visto que podem trazer graves problemas ao bebê.

Sendo assim, para fazer o chá, você precisará de duas colheres de sopa de flores e bagas de abrunheiro para cada litro de água. Para começar, ferva a água, e quando chegar neste ponto, adicione os itens do abrunheiro. Após cinco minutos, desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 10 minutos. E está pronto, basta coar e tomar seu chá, mas caso queira, pode também adicionar limão ou mel para incrementar o sabor. Além disso, é importante ressaltar que não recomenda-se tomar mais de duas xícaras ao dia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More