Benefícios que o Governo Federal oferece para aqueles que estão sem emprego

Conheça seus direitos e descubra alguns benefícios que as pessoas desempregadas no Brasil podem recorrer.

Milhões de pessoas estão sofrendo com o desemprego no Brasil fazendo com que sua renda familiar diminua e atrapalhe o bem-estar da família. No entanto, o Governo disponibiliza alguns benefícios para aqueles que são inscritos no Pis/Pasep ou no Cadastro Único (CadÚnico) para minimizar essas questões. Veja abaixo alguns benefícios disponíveis para os que se encontram sem emprego no país.

Leia mais: Novo teto do Seguro-Desemprego: saiba agora qual será o valor para 2022

6 benefícios do Governo para o desempregado:

  • Seguro-desemprego

Essa iniciativa visa ajudar temporariamente aqueles que sofreram uma demissão sem justa causa. Com isso, se torna uma maneira de amenizar as consequências financeiras dessa demissão. Dessa forma, acesse o site do governo federal ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” para solicitar.

  • Auxílio-gás

O Auxílio Gás é o programa do Governo Federal visando diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. Dessa forma, limita-se esse benefício para cada família beneficiária, em meses alternados, no valor de R$52,00, que representa 50% da média do preço do botijão.

  • Saque do FGTS

Ainda para aqueles trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa, ainda podem sacar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Dessa forma, no momento em que ocorre a demissão, a empresa entra em contato com a Caixa (banco que administra o FGTS) e esse dinheiro é liberado no prazo de 5 dias úteis.

  • Auxílio Brasil

É um programa que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. Destina-se essa plataforma social às famílias em situação de muita pobreza no país.

  • Transporte gratuito

Esse benefício é específico na cidade de São Paulo, mas que facilita o acesso aos meios de transporte àqueles que perderam o emprego e, consequentemente, diminuíram sua renda. Dessa forma, pode solicitar o Bilhete Especial do Desempregado no Metrô e a Credencial do Trabalhador Desempregado na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

  • Tarifa Social de Energia Elétrica

Por fim, essa tarifa pode ser solicitada pelas famílias que são inscritas no CadÚnico, considerando que sua renda familiar mensal seja menor ou igual a meio salário-mínimo. Além disso, essa iniciativa também acata àqueles que são idosos com 65 anos ou mais; pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as famílias inscritas que tenham familiar portador de doença ou deficiência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.