Você sabia? INSS oferece auxílios para pessoas dependentes químicas

O vício em substâncias químicas, por vezes, impedem o desenvolvimento saudável de pessoas, e inclusive interrompe a possibilidade de trabalho.

O vício em dependência química é mais do que um simples hábito. Na verdade, essa condição já recebe a classificação como doença, já que as pessoas não exercem mais autonomia sobre suas próprias vidas.

Dessa forma, existem benefícios do INSS para dependentes químicos que podem ser acessados mediante a comprovação da situação de impotência.

Leia mais: É possível acumular duas aposentadorias do INSS?

Quais os benefícios oferecidos pelo INSS?

Embora seja uma doença, a dependência química raramente é um dos motivos de afastamento do trabalho. Isso porque muitos desconhecem seus direitos e também da situação em que se encontram. Porém, é possível receber o Auxílio-Doença do INSS em casos de dependência. Nesse caso, é importante que o doente faça a solicitação que pode ser pelo aplicativo Meu INSS, e preencha as informações solicitadas.

Além disso, é necessário comprovação médica da condição de dependência, semelhante ao caso de outras doenças. Inclusive, também é possível solicitar a aposentadoria por invalidez por conta da dependência química, também caso comprovado a condição por médico. Ademais, vale ressaltar que são necessárias ao menos 12 contribuições no INSS para ambos os casos serem aceitos.

Benefício de Prestação Continuada

Outra forma de recorrer ao auxílio é mediante o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. No caso, pessoas doentes e inválidas em situação de vulnerabilidade social podem ser assistidas.

Como os demais benefícios, a solicitação do BPC também é feita pelo aplicativo INSS. Porém, nesse caso, existe a necessidade de registro no CadUnico para comprovar situação de pobreza. Sem falar da necessidade também de comprovação médica.

O registro do CadUnico se faz através do Centro de Referência em Assistência Social da sua cidade, o CRAS. Assim, o cidadão recebe o número de identificação do NIS, que também será importante para o preenchimento da solicitação do benefício pelo INSS.

Por fim, é possível acompanhar a tramitação do benefício por meio do aplicativo, que irá anunciar se a pessoa recebeu ou não essa ajuda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.