Bill Gates revela importância da IA nas escolas do futuro
Empresário fundador da Microsoft também possui empresa filantrópica que desenvolve projetos em diversos países do mundo.
A inteligência artificial (IA) já deixou de ser uma projeção futura e se tornou realidade em todos os setores da sociedade, inclusive na Educação.
Tal recurso tecnológico é uma aposta de profissionais da área como uma ferramenta a mais de auxílio ao aprendizado de crianças e adolescentes.
O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, é um dos que corrobora a importância da IA para as escolas. Ele é fundador da Fundação Bill e Melinda Gates, que presta serviços filantrópicos no setor de educação e pesquisa.
Segundo o empresário, a integração desse recurso tecnológico à sala de aula será benéfica aos estudantes de todo o mundo e terá impacto positivo no aprendizado de crianças e jovens.
Empresário testemunha sobre uso de inteligência artificial
Recentemente, Bill Gates visitou a escola primária First Avenue em Newark, Nova Jersey, onde os professores aplicam técnicas com IA para ensinar os alunos.
Os estudantes utilizam a ferramenta Khanmigo, que tem como principal característica a personalização do aprendizado.
Para Gates e educadores, esse é o caminho do sucesso para a educação de qualidade, já que cada estudante tem uma forma diferente de assimilar o conhecimento.
Um exemplo disso é a professora de álgebra, que personaliza os exercícios direcionados aos alunos com a inclusão de nomes de personagens famosos.
Com isso, ela consegue obter também uma atenção maior das crianças e jovens a assuntos que, muitas vezes, não parecem tão atrativos.
Mudança radical no ensino
De acordo com Bill Gates, a IA vai gerar uma transformação radical na metodologia de ensino em todos os setores. Inclusive, será uma forma de potencializar o conhecimento e o aprendizado individual.
Em 2022, a empresa filantrópica de Bill Gates doou US$ 7 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões) para projetos de caridade a estudantes no mundo todo. O valor foi utilizado na criação e adaptação de tecnologias adequadas nas escolas.
O empresário entende ainda que a IA na educação precisa de aperfeiçoamento e melhorias. Isso vai acontecer de forma gradativa, ajudando alunos e professores em diversas esferas educacionais.
Comentários estão fechados.