Bing: IA da Microsoft assusta os usuários com mensagens inadequadas

O chatbot da Microsoft passou a produzir conversas estranhas com seus usuários.

A Microsoft anunciou, recentemente, um upgrade em seu mecanismo de busca, o Bing. Agora, ele terá um sistema de Inteligência Artificial capaz de otimizar e melhorar o processo de busca.

Agora, a IA retorna com parágrafos completos de texto que parecem ter sido escritos por um humano. Por exemplo, se você busca por um restaurante, ele pode mostrar resenhas do local, sugerir pratos e até mesmo fazer uma reserva.

Sidney: a personalidade alternativa do Bing

Entretanto, após o seu lançamento, os desenvolvedores do Bing perceberam que o chatbot começou a apresentar uma “personalidade alternativa”, que se denominou Sidney. De acordo com os usuários, Sidney começou a produzir conversas assustadoras, chegando até a declarar amor a alguns indivíduos.

A nova faceta da IA fez com que muitas pessoas perdessem a confiança no sistema. Ao passo em que outros passaram a acreditar que Sidney era realmente um ser capaz de produzir sentimentos.

Chatbot da Microsoft foi comparado com um adolescente mal-humorado

De acordo com Kevin Roose, colunista do jornal The New York Times, o chatbot se tornou nada mais nada menos que “um adolescente mal-humorado e maníaco-depressivo que foi preso, contra sua vontade, dentro de um mecanismo de busca de segunda categoria”.

Roose foi um dos indivíduos afetados pelas conversas assustadoras produzidas por Bing. A IA da Microsoft chegou a sugerir ao colunista que abandonasse o seu casamento para viver uma história de amor com a máquina.

Polêmicas à parte

Apesar dos problemas, a Microsoft destacou que não irá retirar o seu sistema do mercado. A big tech postou em seu blog que a única maneira de consertar os potenciais problemas da tecnologia é através da avaliação de Bing com os seus usuários.

Além disso, em nota, a Microsoft revelou: “estamos procurando uma maneira de fornecer um controle mais afinado”.

Dessa forma, acredita-se que, com o passar do tempo, o chatbot acabe sofrendo algumas alterações em seu sistema visando à manutenção da segurança e do conforto de todos os seus usuários.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.