Bisões são introduzidos em parque natural no norte da Rússia para 'salvar' a região; entenda

De acordo com especialistas, o estilo de vida desse bovídeo originário da América do Norte pode literalmente restaurar o ecossistema local.

O bisão-americano, também conhecido como búfalo-americano, é uma espécie de mamífero herbívoro, nativa da América do Norte.

É o maior mamífero terrestre da América do Norte e um ícone da história e cultura indígena, bem como um símbolo da região das Grandes Planícies.

Os bisões são importantes para a saúde dos ecossistemas onde habitam e, justamente por isso, no mês passado, uma dúzia deles foram deixados no Parque Natural Ingilor, localizado no extremo norte da Rússia.

Sua alimentação e comportamento são capazes de moldar a vegetação das planícies, o que, por sua vez, afeta a biodiversidade de outras espécies que dependem desses ambientes.

Os majestosos bovídeos de grande porte foram adquiridos de um respeitável centro de criação animal na Dinamarca. Iniciando sua odisseia, eles percorreram uma distância de 8 mil quilômetros.

Após atravessar diversas fronteiras, os bisões chegaram ao destino: o exuberante parque dedicado à preservação da vida selvagem.

Bisões-americanos são supervisionados

(Imagem: wall.alphacoders.com/Jack Dykinga/ Reprodução)

Uma vez chegados, os novos inquilinos foram instalados em um espaço especialmente designado nas imediações do posto da guarda-florestal, garantindo sua proximidade com as estruturas de monitoramento e supervisão.

Tal localização estratégica assegura que os funcionários responsáveis possam manter uma vigilância atenta sobre o bem-estar e a adaptação dos animais à nova morada.

Nesse estágio inicial, os novos habitantes estão temporariamente acomodados em pastagens cercadas, que oferecem um ambiente controlado, seguro e capaz de possibilitar-lhes adequação gradual às condições locais.

A abordagem atenciosa visa minimizar o estresse e facilitar a transição suave dos bisões para o seu novo lar. A iniciativa faz parte de um projeto abrangente de restauração do ecossistema.

Portanto, o objetivo é revitalizar e equilibrar os elementos naturais de um determinado ambiente. No centro desse esforço está a reintrodução dos bisões, que são provenientes de um viveiro na Dinamarca, para o parque de preservação da vida selvagem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.