“Bluesky”: Criador do Twitter lança nova rede social e abre lista de espera
Rede social ainda está em fase de testes e ajustes e os interessados devem entrar na lista de espera com o preenchimento do e-mail.
Nas últimas semanas, o mundo dos negócios digitais teve bastante agitação por conta da venda do Twitter para o bilionário Elon Musk. Nesse contexto, o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, aproveitou para investir em seu projeto pessoal: a nova rede social Bluesky. Essa ainda se encontra em fase de testes e aprimoramentos, mas já abriu lista de espera para usuários.
Leia Mais: Elon Musk deve rescindir contrato bilionário com Twitter
Como surgiu a Bluesky
Em 2019, quando ainda sequer sonhava-se com a venda do Twitter para Elon Musk, começaram os primeiros investimentos na Bluesky. Segundo Dorsey, o primeiro trabalho consistiu em construir um protocolo aberto com potencial de ser duradouro em conversas públicas, ou seja, sem que fosse propriedade de nenhuma organização.
No caso, a rede surge em um momento em que grandes outras Plataformas Digitais passam por problemas para se manter relevante. Por exemplo, o Facebook, que ainda permanece como maior rede social de todas, acumula algumas perdas significativas após a anunciação do Metaverso e luta para continuar popular como fora anteriormente.
Ademais, o Instagram segue com frequentes acusações sobre seus possíveis impactos negativos nos jovens. Dito isso, a proposta de Dorsey é justamente criar uma rede social que seja importante nesse momento. Inclusive, o próprio nome “Bluesky”, que em português fica ‘céuazul’, remete a essa ideia de novos caminhos sem impedimentos.
O diferencial da Bluesky
Nos últimos anos, Dorsey tem se apresentado como um importante crítico da centralização das redes sociais e da interferência de grandes organizações no conteúdo feito. Por isso, o principal argumento em torno dessa nova rede social seria justamente a liberdade de expressão dos usuários.
Por outro lado, espera-se que a Bluesky consiga trabalhar com o mundo das criptomoedas, já que Dorsey também demonstrou muito interesse nesse tipo de mercado. Até então, não existe previsão da rede estar pronta para o uso, mas recentemente abriu-se uma lista de espera em que basta preencher o e-mail para fazer um cadastro prévio.
Comentários estão fechados.