Boas práticas: MEC premia 11 institutos federais
Objetivo da premiação é estimular iniciativas relacionadas a melhorias em ações de governança e integridade na gestão de órgãos federais de educação
Estimular iniciativas que impliquem melhorias de ações de governança e integridade na gestão de órgãos federais de educação. Com esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) premiou projetos apresentados por 11 institutos federais do país, selecionados entre 34 finalistas, de um total de 70 inscritos, entre universidades, institutos federais e autarquias vinculadas à pasta, de todas as regiões.
Divulgado pelo MEC, por meio da assessoria especial de controle interno (Aeci), o resultado premiou as seguintes categorias:
- “Aprimoramento da Integridade Pública”;
- “Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública”;
- “Fortalecimento da Gestão de Riscos e dos Controles Internos”;
- “Aprimoramento da Atividade Correcional e de Aplicação da Lei Anticorrupção”;
- “Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna”.
Entre os vencedores, os destaques couberam ao Programa de Podcast Integritude, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), na categoria “Aprimoramento da Integridade Pública”.
Já a categoria “Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna” foi vencida pelo Painel de Auditoria Interna, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que também ficou no terceiro lugar na categoria “Aprimoramento da Atividade Correcional e de Aplicação da Lei Anticorrupção” (Lei n. 12.846, de 1º de agosto de 2013), com a palestra “Difundindo Valores Éticos” e a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”.
Também vencedora, na categoria “Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública” foi a Plataforma Nilo Peçanha (PNP).,
Para a categoria “Fortalecimento da Gestão de Riscos e dos Controles Internos”, o vitorioso foi o projeto Mapeamento de Ações de Governança (Mago), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Os dados referentes aos corpos docente e discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) são utilizados para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
De acordo com os organizadores, a premiação ocorrerá, juntamente, com a cerimônia de abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno (Saci) do MEC, prevista para o dia 28 de novembro próximo, às 10h, no auditório do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em Brasília (DF).
Comentários estão fechados.