Bolsa Família está de volta em 2023; brasileiros podem se cadastrar pelo aplicativo?
O retorno do Bolsa Família em 2023 gerou dúvidas para milhares de brasileiros. Como é feito o cadastro para receber o benefício?
O Bolsa Família retornou em 2023 e irá substituir o Auxílio Brasil. Ao assumir a presidência do país em 2019, Jair Bolsonaro reformulou o programa social e retirou o nome do que seria uma criação da oposição de seu governo. Ao assumir a presidência do Brasil neste ano, Lula apontou que a prioridade era retomar o nome de origem do benefício.
De todos os programas sociais existentes no Brasil, este é o maior. São mais de 20 milhões de brasileiros em situações vulneráveis financeiras que recebem o benefício do governo federal mensalmente. Brasileiros que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza têm direito ao recebimento.
O repasse para este ano será mantido em R$ 600 mensalmente e há a possibilidade de um pagamento extra de R$ 150 para crianças de até seis anos. Esta é a principal mudança prevista para o repasse a partir deste ano. Além disso, o novo governo pretende realizar uma espécie de pente-fino para retirar da folha de pagamento quem recebe de forma ilegal.
Por isso, em 2023, os beneficiários do programa ainda estão sem algumas informações sobre o recebimento e se precisam realizar algum tipo de procedimento. O que fazer para solicitar o benefício?
Como se cadastrar no Bolsa Família?
Quem já recebia o Auxílio Brasil não vai precisar fazer um novo cadastro, pois os repasses vão utilizar o mesmo sistema do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado, será preciso criar um cadastro no CadÚnico. E sim, isto pode ser feito por aplicativo! Está disponível para Android e iOS o app Cadastro Único, após o cadastro no aplicativo, será preciso se direcionar ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para realizar a entrega da documentação pessoalmente.
Depois do cadastro virtual e da entrega presencial dos documentos, a pessoa terá o prazo de 45 dias para obter a resposta do programa social.
Comentários estão fechados.