Bradesco some com dinheiro de clientes; veja quais são seus direitos
Situação ocorreu nesta segunda-feira (27), quando diversos clientes do Bradesco notaram o sumiço de quantias em suas contas do banco.
Os clientes do Bradesco foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (27). Ao entrarem em suas contas no aplicativo do banco, muitos usuários se deram conta da falta de dinheiro e até mesmo o saldo negativado. Diante da situação, alguns clientes recorreram às redes sociais para relatar o que estava acontecendo.
Veja também: Bradesco usará IA para proteger transferências via PIX; entenda.
Em resposta aos seus clientes, o banco tem informado apenas que está ciente do problema e que “em breve o ocorrido será solucionado”. Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o consumidor precisa entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e contestar a ausência de quantias na conta.
Além disso, será preciso anotar o protocolo e guardar o print da tela, caso a contestação seja realizada digitalmente. Mesmo que o banco tenha informado que o problema será resolvido em breve, o consumidor possui o direito de saber em qual prazo a questão será efetivamente solucionada.
Consumidor pode ter direito a indenização por danos
Segundo o advogado da Proteste, Adriano Fonseca, “é importante, neste contato, deixar registrado o valor retirado da conta e todo o transtorno que essa prática causou. Além de receber tal valor de volta, qualquer outro problema causado por essa falha deve ser reparado ao consumidor”.
No entanto, caso o consumidor não tenha prejuízos além do transtorno, a indenização não será paga. O direito diz respeito ao atraso no pagamento de contas devido ao sumiço do dinheiro. “Consumidores que não conseguirem pagar suas contas, por exemplo, podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas que sofrerem. Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor”, explica.
O mesmo vale para transações via PIX negadas por falta de saldo na conta. O Procon-RJ identifica que há falha na prestação do serviço bancário e que a instituição financeira deva se responsabilizar pelos danos causados. Assim, é de extrema importância que o consumidor documente a negação da operação, informe ao banco e guarde os comprovantes.
Ao se comprovar o prejuízo, o cliente poderá solicitar a reparação judicialmente. Por fim, a retirada indevida de valores das contas bancárias dos consumidores é uma prática abusiva e má prestação do fornecimento do serviço bancário.
Comentários estão fechados.