Brasil apresenta resultados na RME
País prestará contas de gestão na presidência Pro Tempore da Reunião de Ministros da Educação do Mercosul
Apresentação dos resultados da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB); diálogo político entre os Ministros de Educação do Mercosul; e intervenções de representantes dos estudantes, dos trabalhadores da educação, dos organismos internacionais e de outros representantes de organizações educacionais.
Esta é a agenda de trabalhos da Reunião de Ministros de Educação (RME) – instância superior do Setor Educacional do Mercosul – que será realizada na próxima quinta-feira (23), no Ministério da Educação (MEC). A RME é integrada pelos ministros de Educação dos estados-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos países associados do bloco, que incluem Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
País realizou mais de 50 reuniões – Também na próxima quinta-feira (23) se encerra o prazo da presidência Pro Tempore Brasil, que teve início em julho deste ano, período em que foram realizadas mais de 50 reuniões virtuais com as comissões de áreas dos estados-membros do Mercosul e países associados ao bloco.
Durante essa gestão, o MEC recebeu representantes de alto nível dos ministérios de Educação e das agências equivalentes dos diferentes países do Mercosul, em encontros que contaram com a participação de embaixadas estrangeiras, de organismos internacionais e de outras associações e instituições educacionais brasileiras têm participado das discussões.
A série de encontros das comissões de área, que ocorrem atualmente em Brasília (DF) incluem atividades coordenadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB), pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Assessoria Internacional. Tais reuniões de caráter presencial têm por finalidade a discussão das conclusões do semestre; levantar o progresso das ações e preparar recomendações a ser encaminhadas aos ministros na RME.
Também na oportunidade, o Ministério da Educação do Paraguai deverá apresentar os resultados esperados para a presidência Pro Tempore do país (PPTP), que entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2004, assim como respectivo cronograma de atividades.
Comentários estão fechados.