Brasil possui mais de 500 mil médicos registrados no país
Você já imaginou quantos médicos tem o Brasil?
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Estado Brasileiro possui mais de 546mil profissionais médicos registrados no país. Entretanto, ainda enfrentamos um sério problema na distribuição de profissionais no Estado. Nos últimos anos, a busca pelos cursos de formação em medicina sofreu um grande aumento, gerando assim o fornecimento de mais redes de ensino e mais vagas nos sistemas de educação para medicina no país.
Número de médicos registrados ultrapassa meio milhão
De acordo com o CFM, nos últimos 10 anos, mais de 200 escolas de ensino superior em medicina foram abertas. Como consequência, a cada ano, cerca de 28 mil médicos se somam ao mercado.
Entretanto, ainda que estejamos recebendo uma alta taxa de profissionais no mercado, o Brasil ainda enfrenta um problema com a distribuição dos médicos ao redor do país. Isso acontece, pois, de maneira geral, a maioria dos recém-formados ainda prefere se alocar nas grandes capitais.
Como consequência, ainda que a proporção de profissionais seja de 2,5 a cada mil habitantes, existem regiões do país onde o acesso a atendimento e serviços básicos de saúde se encontram em situação precária.
O motivo para essa defasagem está sustentado em problemas como falta de estrutura, ausência de equipes multidisciplinares e insumos básicos, gerando assim um ambiente impróprio e pouco atrativo para os novos profissionais na área.
De acordo com José Gallo, presidente do CFM, “Não adianta colocarmos médicos bem formados nesses 5,55 mil municípios do Brasil sem ter infraestrutura de trabalho, leitos, equipamentos, medicamentos, acesso a exames e apoio de equipe multiprofissional”.
O Conselho Federal de Medicina destaca ainda que, para chegar à resolução dos problemas voltados para a distribuição de profissionais no país, é necessário que ocorra um maior investimento dos Estados para o recebimento de médicos capacitados, possibilitando, dessa forma, a melhoria do serviço de atendimento à saúde da população brasileira.
Comentários estão fechados.