Brasil tem um dos melhores chocolates finos do mundo
O Brasil tem ganhado notoriedade no cenário internacional quando o assunto é chocolate e já está entre os melhores do mundo!
No dia 7 de julho comemorou-se o Dia Internacional do Chocolate, e nós brasileiros temos muito o que celebrar. Isso porque, segundo a ApexBrasil, o chocolate brasileiro é um dos melhores do mundo, ocupando a 7ª posição no ranking internacional de produção e exportação.
Além disso, o Brasil está cada vez mais presente nas premiações especializadas mundo afora. Agora, o setor pretende seguir na qualificação para crescer mais ainda.
Leia mais: Páscoa leva consumidores a gastar em média R$ 215 com chocolates
Chocolates brasileiros são premiados no exterior
Foi-se o tempo em que, para que um chocolate fosse considerado bom, ele precisaria ser importado, pois cresce o número de prêmios pelo nosso chocolate fora do Brasil. Por exemplo, apenas em 2021 foram diversas homenagens e condecorações, e o doce brasileiro ficou entre os 50 melhores do mundo segundo o Cocoa of Excellence Awards.
Mas não é só isso, pois nesse ano o Brasil já recebeu mais prêmios pela produção de chocolates com qualidade. Afinal, a edição de 2022 do Concurso Belgium Chocolate Awards deu o segundo lugar para o chocolate belga Nicolas. No caso, a produção deste acontece aqui no Brasil, e com uso de amêndoas paraenses. Além disso, em 2019, o Brasil já havia recebido o selo de credibilidade como produtor e exportador de cacau fino pela Cocoa Organization (ICCO).
Brasileiros consomem muito chocolate
A maior parte do chocolate que se produz no Brasil fica no próprio país, afinal, os brasileiros consomem bastante esse doce. Isso sem falar que ele serve para a confecção de diversos outros produtos artesanais, como bolos, trufas e bombons, bem como costumamos ofertar chocolates como presentes em ocasiões especiais.
Por outro lado, o país também é um grande exportador, sendo a Argentina o principal destino internacional dos nossos chocolates. Porém, outros países também já começam a se abrir para recebê-los, como é o caso dos Estados Unidos e do Chile. Certamente, as premiações ainda vão fazer com que o Brasil ganhe mais destaque no exterior.
Comentários estão fechados.