Brasileiro conquista algo inédito em Olimpíadas Internacionais de Física e Química

O aluno Rafael Moreno Ribeiro, de 17 anos, participou das duas competições e conquistou duas medalhas de bronze.

O aluno Rafael Moreno Ribeiro, de 17 anos, conquistou duas medalhas de bronze após ter participado das Olimpíadas Internacionais de Química e de Física. Por conta disso, ele se tornou o primeiro brasileiro a ser premiado nas duas competições em simultâneo.

Leia mais: Internet gratuita para estudantes; saiba como solicitar

A última vez que um brasileiro foi participante das duas olimpíadas ao mesmo tempo foi no ano de 2002. Nessa ocasião, Rafael Tajra Fonteles saiu com a medalha de bronze da Olimpíada de Química e uma menção honrosa na disputa de Física.

Para conseguir alcançar esse feito bastante inusitado, Rafael Ribeiro precisou mudar de estado e de escola, além de também passar pelas classificatórias estaduais e nacional em um processo que teve duração de mais de dois anos. As avaliações internacionais ocorreram no dia 13 de julho.

Rafael acabou ficando com a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Física (IPhO na sigla inglesa), se tornando o terceiro brasileiro mais bem colocado na competição. Ele levou também mais um bronze na Olimpíada Internacional de Química (IChO na sigla inglesa), onde se tornou o melhor colocado entre todos os representantes brasileiros.

A maratona para se preparar para estas competições começou há algum tempo, quando Rafael ainda estava no ensino fundamental. Ele contou que tinha bastante dificuldade com matemática e que precisava se dedicar muito à disciplina, enquanto se preparava para participar do processo seletivo para algum colégio militar em Salvador, onde ele morava com sua família na época.

“Para conseguir passar em um colégio militar era necessário estudar muita matemática e também já ter uma boa base. Fiz a prova durante o quinto ano para poder entrar no sexto”, disse o estudante. No ano seguinte, Rafael já estava matriculado no colégio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.