BRICS planeja criar moeda inovadora com possibilidade de desbancar o dólar
A proposta tem como objetivo facilitar o comércio entre os países do bloco e diminuir a dependência da moeda norte-americana.
Desde o ano passado, já vem sendo discutida nas reuniões do BRICS a criação de uma nova moeda que poderia “desafiar” o dólar americano.
O BRICS é um bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o que justifica a sigla de referência.
Como irá funcionar e quais são os objetivos da nova moeda
Segundo fontes ligadas ao banco do BRICS, os motivos por trás da proposta de criação da nova moeda deve facilitar o comércio entre os países do bloco.
Isso porque atualmente a moeda de referência para essas relações é o dólar, que tem valor cambial muito acima das moedas nacionais dos componentes do BRICS.
Ainda de acordo com informações oficiais, a proposta de criação da moeda está sendo preparada e deve ser apresentada ainda em 2023.
O novo item monetário deve ser uma moeda digital regulamentada pelo banco do BRICS. Com isso, as transações serão facilitadas.
Se aprovada, a medida pode ser um passo importante no fortalecimento dos países membros do BRICS que, reunidos, representam 30% do PIB mundial.
No entanto, a implantação da nova moeda enfrenta entraves fiscais, uma vez que os países do bloco precisam entrar em uma conformidade nesse sentido.
Além disso, a proposta deve enfrentar forte resistência dos Estados Unidos e também do G7, o grupo dos países mais ricos do planeta.
Comentários estão fechados.