Brincadeiras com música para crianças

Atividades super divertidas para dançar, cantar e se divertir com os pequenos, estimulando a movimentação e interação com os colegas.

0

Que coisa boa é brincar, não é verdade? Sorrir, se divertir bastante, criar vínculos com as pessoas…é, os benefícios são muitos! E a coisa fica, ainda, melhor se misturarmos música! Se os adultos amam uma brincadeira, imagine as crianças!

Engana-se quem pensa que a hora de brincar serve, apenas, para relaxar. Durante esse momento, a criança aprende a interagir com as outras, a se movimentar e despertar suas próprias emoções. A música, então, potencializa tais efeitos benéficos da brincadeira.

Por isso, resolvemos trazer uma série de brincadeiras com música muito legais para trabalhar com crianças. Basta um aparelho de som e alguns materiais extras para colocar a criançada para mexer e se divertir. Vamos conferir?

Dança da laranja

O objetivo desta brincadeira é desenvolver o equilíbrio e o trabalho em equipe. Separe a turma em duplas e peça que cada uma equilibre a laranja na testa. A dupla que deixar a fruta cair sai da brincadeira enquanto a última que restar ganha. Boa para trabalhar com crianças a partir de sete anos.

Descobrindo as partes do corpo

Ideal para crianças bem pequenas para que elas aprendam as partes do corpo humano. Coloque a criança sentada e cante canções que tragam as partes do corpo.

Desafio do jornal

Essa aqui é ótima para estimular o desenvolvimento cognitivo e o movimento corporal. Espalhe os pequenos pelo espaço e dê a cada um uma folha de jornal. Elas precisam ficar em cima de suas folhas sem danificá-las. Solte a música e vá dando instruções, como “agora pulem, dancem”.

Os movimentos devem ser feitos sem sair do jornal nem rasgá-lo, sob a pena de sair da brincadeira até começar a nova música. Ideal para crianças acima de seis anos.

Continue a música

Pergunte aos pequenos qual sua música favorita e coloque para tocar. Peça que eles prestem atenção aos instrumentos usados para que tentem reproduzi-los. Cada um deve escolher um instrumento e, quando a música parar de ser reproduzida, vão seguir tocando no ritmo.

Dança das cadeiras

O estilo da brincadeira varia conforme a idade dos pequenos. Se forem menores, disponha cadeiras para todo mundo e faça a brincadeira de sentar quando a música parar. Se forem maiores, já é possível tirar uma das cadeiras, estimulando-as a ser rápidas para garantir a sua.

Pão na casa do João

A música clássica de nossa cultura pode ser cantada em roda. As crianças podem ouví-la e, batendo palmas, dizer o nome de cada coleguinha apontando quem “roubou o pão”. Como trabalha repetição de palavras, pode ser inserida com crianças a partir de três anos de idade.

Música: Pão na casa do João
A Maria pegou pão na casa do João (bis)
Quem, eu? eu não! Então quem foi ? Foi o…

Adoleta

As crianças devem se sentar em círculo e, aí, bater palmas com as mãos viradas para cima, permitindo que a mão direita de um bata na palma direita do coleguinha à esquerda. As palmas seguem a silabação da música:

“A-do-le-tá Le peti Tole tolá
Le café
Com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”

Que som é esse?

Excelente para o desenvolvimento da percepção de crianças a partir de quatro anos. Separe alguns objetos que reproduzam sons e peça que elas descubram o que é.

Músicas que imitam animais

Já viu como as crianças AMAM imitar os animais? Que tal separar músicas que reproduzam sons dos bichos e incentivá-las a cantar? Algumas sugestões são “Meu pintinho amarelinho” e “Seu lobato tinha um sítio”.

Batendo palmas

Nem sempre é necessário tocar uma música para brincar. Com as palmas das mãos, é possível reproduzir sons que auxiliem no desenvolvimento da percepção. Primeiro, separe os pequenos em grupos e peça que batam palmas seguindo um adulto ou outro colega.

Caixinha musical

Com os pequenos, monte uma caixinha bem colorida, a partir de uma caixa de sapatos mesmo. Faça um buraco no meio e encha de bichinhos e objetos que estejam presentes em músicas que cantam em sala. As crianças podem tirar os objetos de dentro da caixa e cantar uma música correspondente.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.