Brócolis, peixe e mais: 11 alimentos que protegem a pele ‘por dentro’

Para proteger a pele dos raios UV, não basta passar protetor solar. Existem alimentos que atuam na proteção interna da epiderme.

Em países tropicais como o Brasil, os cuidados com a proteção da pele são imprescindíveis.

Os chamados raios UV (ultravioleta) são muito agressivos e poderosos, podendo simplesmente destruir as estruturas da epiderme causando doenças graves como o câncer de pele.

Porém, além das medidas de segurança como uso de protetor solar e permanência por tempo determinado na areia da praia, por exemplo, a natureza presenteou os seres humanos com mais alguns “soldados” que ajudam no quesito proteção da pele.

Trata-se de alimentos que quando ingeridos na quantidade correta provocam reações na pele que criam verdadeiros escudos contra os raios UV, protegendo o maior órgão do corpo humano da incidência solar. Conheça 11 desses alimentos a seguir!

(Imagem: divulgação)

Morango

O morango possui antioxidantes em abundância que, por sua vez, combatem os radicais livres que destroem as estruturas da pele. Além disso, a frutinha vermelha estimula a produção de colágeno pela pele, reforçando as defesas do órgão.

Melancia

Além de hidratar a pele, por ter muita água, a melancia também é eficaz no tratamento de inflamações. Acontece que a fruta possui licopeno em grandes quantidades e essa substância é um anti-inflamatório natural.

Consumir melancia pode ser eficaz para combater queimaduras de pele provocadas pelo sol, por exemplo.

Romã

A Romã possui polifenóis em alta quantidade. Essas substâncias são anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as defesas da pele contra inflamações e radicais livres.

Ovo

O ovo é rico em lecitina, um composto natural que fortalece as estruturas das células da pele, impedindo a morte das mesmas.

Laranja

A laranja é uma conhecida fonte de vitaminas A e C. Esses compostos naturais têm vários “poderes”, entre eles a ação antioxidante que combate o envelhecimento e a morte de células importantes.

Peixes de água doce

Peixes como pirarucu, tucunaré, tilápia, truta, perca e outros são ricos em ácidos graxos, as famosas “gorduras boas”. Esses compostos são conhecidos como gorduras boas que hidratam a pele e fortalecem suas estruturas.

(Imagem: divulgação)

Espinafre

O espinafre é um dos alimentos que fornecem naturalmente a enzima Q10, que é um combatente formidável contra os radicais livres. Essa propriedade fortalece a pele e a protege contra os raios ultravioleta.

Brócolis

O ácido alfalipóico, presente em grandes quantidades no brócolis, simplesmente esvazia os depósitos de gorduras ruins da pele. Com isso, a substância combate o envelhecimento das células por meio da ação de radicais livres.

Além disso, esse ácido de nome esquisito é reconhecidamente um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais que existem.

Batata doce

Muito consumida por praticantes de musculação, a batata doce é rica em vários tipos de vitaminas que fortalecem as defesas da pele contra interferências externas.

Pepino

O pepino possui duas propriedades importantes para a proteção da pele: 96% de água em sua composição e altas quantidades de sílica.

A água mantém a pele hidratada, enquanto a sílica, um importante mineral, combate os radicais livres que causam oxidação na epiderme e fortalece as células cutâneas.

Chá verde

O chá verde é rico em ácido tânico, que é capaz de combater inflamações e queimaduras na pele provocadas pelos raios ultravioleta.

Além disso, a infusão também é rica em polifenóis, que combatem os radicais livres causadores da morte de células.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.