Buracos misteriosos no fundo do oceano chamam atenção de cientistas
Buracos foram localizados pela segunda vez, mas ainda não se sabe ao certo qual a origem deles.
Equipes da Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) identificaram conjuntos lineares de buracos no fundo do oceano Atlântico durante uma expedição. A origem dos buracos permanece desconhecida, mas os pesquisadores já estão estudando algumas possibilidades. Acompanhe este artigo para entender melhor sobre esses buracos misteriosos no fundo do oceano e as possíveis causas para isso. Boa leitura!
Leia mais: Tenha seus principais documentos na palma da sua mão de maneira digital
Surgimento de buracos misteriosos no Atlântico
Esta não foi a primeira vez que os buracos misteriosos foram encontrados no fundo do oceano. Anteriormente, em julho de 2004, uma equipe da mesma agência encontrou as cavidades enquanto explorava o fundo do Atlântico. Na época os buracos incomuns estavam a uma profundidade de pouco mais de 2 mil metros.
Agora eles foram avistados na cordilheira Dorsal Meso Atlântica, que fica próxima do arquipélago dos Açores. A descoberta ocorreu durante a expedição Voyage to the Ridge 2022, também no mês de julho.
Buracos perfeitamente alinhados
Os buracos misteriosos foram localizados em profundidades que variavam entre 1,4 e 1,5 mil metros, e o que mais chamou atenção dos pesquisadores é que eles estão perfeitamente alinhados. Ou seja, eles apresentam um padrão linear. Até então os pesquisadores não conseguiram descobrir como eles teriam sido feitos.
Hipóteses que podem explicar o surgimento dos buracos
De acordo com pesquisadores do NOAA, o envolvimento humano neste caso é pouco provável devido a profundidade do local onde as marcas foram observadas. Segundo eles, os buracos provavelmente têm origem biológica e podem ter sido feitos pela escavação de algum animal marinho bem grande.
Por enquanto os “Lebensspuren”, ou Vestígios de Vida, são a possibilidade mais defendida pelos cientistas. Essa hipótese defende que os buracos foram originados por fósseis de seres vivos, assim como ovos e dejetos de animais marinhos. Além desses, surgiram diversos palpites nas redes sociais quanto a origem dos buracos misteriosos, usuários do Twitter consideraram um possível envolvimento extraterrestre ou a presença de um monstro como o do Lago Ness.
O achado reforça o quão pouco se sabe sobre a área, que é uma vasta e inexplorada cordilheira que se esconde nas profundezas da superfície do Oceano Atlântico, conhecida como Cordilheira do Meio-Atlântico (MAR).
Comentários estão fechados.