Buscar a felicidade a todo custo pode gerar infelicidade, aponta estudo
Aceitar os altos e baixos da vida parece surtir muito mais efeito em gerar felicidade que de fato buscá-la.
Estar feliz e se sentir bem consigo mesmo e com sua realidade é o objetivo de muita gente, entretanto, não é tão fácil como se imagina. Ainda assim, há gente que se dedica inteiramente numa busca pelo bem-estar a todo custo, embora essa não seja a melhor alternativa. Para entender mais a respeito dessa questão, veja aqui como buscar felicidade pode gerar tristeza segundo este estudo.
A busca desenfreada pela felicidade
Para algumas pessoas, ser feliz é uma questão de ter disponíveis os recursos corretos para a vida e, por essa razão, elas acreditam que apenas quando tiverem as coisas certas estarão contentes. No entanto, precisamos entender que a felicidade diz muito mais a respeito de ser e estar bem com as coisas do que ter, o que pode ser bem complicado.
Segundo este estudo recente, a busca desenfreada pela felicidade tem mais resultado em ressaltar a infelicidade e a tristeza. Isso porque tentar ser feliz a todo custo envolve um gasto de energia muito grande, bem como a ideia de que é possível controlar todas as situações e ter domínio da própria vida.
Ademais, as pessoas que se dedicam a buscar a felicidade tendem a planejar demais o futuro e vivem mais no amanhã do que no hoje. Isso pode ser perigoso, uma vez que não se pode planejar totalmente o futuro e que a imprevisibilidade é a única certeza que temos. Dito isso, como podemos, de fato, ser felizes?
Caráter temporário da felicidade
Para ser feliz, é preciso compreender que a felicidade não é um sentimento contínuo, mas sim temporário, como todos os demais sentimentos. Logo, não importa o quanto alguém se dedique, é impossível fugir de momentos de infelicidade e desânimo, pois eles fazem parte da vida de qualquer pessoa.
Assim, o grande segredo está em saber lidar com esses momentos e não permitir que eles roubem a esperança de dias melhores. Compreender que as coisas podem ir mal às vezes não anula a possibilidade de ter uma vida satisfatória e repleta de momentos de felicidade e prazer, mas poucos entendem isso.
Comentários estão fechados.