Seu cachorro boceja com frequência? Veja se isso é motivo de preocupação
Um cachorro que boceja toda hora pode estar querendo dizer muitas coisas. Confira os principais significados desse ato dos animais.
Seu cachorro boceja toda hora, mesmo quando aparenta não estar com sono? Existe uma linguagem canina por trás desses bocejos que revela muito sobre o que se passa na cabeça desses animais.
Veja também: Funcionária de creche para pets sofre ‘ataque’ de cães e cena hilária viraliza; confira
A verdade é que não há tantas evidências científicas, mas existem várias teorias sobre os bocejos frequentes dos cachorros.
Cachorro boceja para evitar conflitos
Em 1997, a treinadora canina norueguesa Turid Rugaas lançou um livro chamado “On Talking Terms with Dogs: Calming Signals”. Nesse livro, ela desvendou uma série de sinais que os cães usam para evitar tretas e desentendimentos. Um desses sinais é o famoso bocejo.
Enquanto nós, humanos, costumamos gesticular e roer unhas quando estamos desconfortáveis, os cães preferem o bocejo. Quando um cachorro boceja para outro, é como se dissesse: “ei, amigo, sem confusão aqui.”
Se ele estiver bocejando para um ser humano, provavelmente está dizendo que não gosta muito do que a pessoa está fazendo. Portanto, se você se deparar com um cão bocejando, respeite o espaço dele e deixe-o se aproximar ou se afastar, conforme a vontade dele.
Bocejo como sinal de emoções e necessidades
Além de evitar conflitos, o bocejo é um indicativo das emoções e necessidades dos nossos amigos de quatro patas. Ou seja, eles costumam bocejar quando estão ansiosos ou empolgados. Quem nunca viu seu cachorro bocejar quando você pega a coleira para o passeio? É uma mistura de ansiedade e entusiasmo.
Mas aí vem um alerta da Turid Rugaas: não saia correndo para a rua imediatamente, porque isso pode deixar o bichinho ainda mais ansioso. Além disso, o estresse também é um grande motivador dos bocejos caninos. Situações estressantes, como aulas de adestramento ou até mesmo brigas entre cães, os fazem expressarem sua insatisfação através dos bocejos.
Bocejo contagioso: empatia ou coincidência?
Vocês já notaram que quando alguém boceja na sua frente, você acaba bocejando também? Pois bem, um estudo da Universidade de Tóquio provou que os cães têm essa mesma tendência.
Ou seja, eles bocejam quando seus tutores bocejam. Mas aqui vem o mistério: ninguém sabe ao certo por que isso acontece. Pode ser empatia canina, mas também pode ser apenas uma coincidência. Afinal, os cães são cheios de surpresas.
Comentários estão fechados.