Cachorro sorrindo: entenda a expressão do seu pet
Seu cachorro fica com a mandíbula relaxada, língua para fora, parecendo que está sorrindo? Estudiosos analisaram o comportamento.
Os cães se utilizam de expressões faciais para se comunicar com outros cachorros e também com os seus donos. Por exemplo, ele pode encarar o seu dono com um olhar manhoso, querendo um pedaço de comida ou algum carinho.
Leia mais: Cachorros coreanos: conheça essas fofuras
Esses pets também podem erguer as sobrancelhas, aumentando o tamanho do olho, em claros gestos de afeto e amor ao seu dono. Sem falar de quando aperta os olhinhos demonstrando que estão sérios ou irritados. Já o cachorro sorrindo, no entanto, é mais difícil de definir.
Muita gente entende que a pose da mandíbula mais relaxada, língua para fora, é sinônimo de um sorriso, mas não é bem assim. Isso porque precisamos entender que o sentido de “sorriso” do qual falamos é um sentido restrito a nós, seres humanos. Os animais, porém, são diferentes.
Cachorros não riem como nós rimos
O sentido com o qual sorrimos, numa demonstração de satisfação, alegria ou prazer, não é um comportamento típico dos cães, segundo especialistas. Apesar disso, há estudos que indicam que esse momento de mandíbula relaxada significa um momento de maior relaxamento e segurança do cão.
No entanto, esse ainda não é um fato que se pode afirmar com certeza. É ainda mais complicado querer atribuir um sorriso para um animal, já que sorriso é um gesto cultural. Prova disso, o sorriso teve atributos e significados diferentes ao longo da história, podendo, inclusive, variar de acordo com as intenções.
Mandíbula relaxada significa doença?
Não necessariamente. Esse gesto de boca aberta pode, por exemplo, significar apenas que um cachorro está cansado. Assim, se depois de um longo momento de brincadeiras, com corridas e coisas do tipo, seu cachorro certamente irá parar e ficar de boca aberta.
Além disso, esse momento de boca aberta com língua para fora também representa calor, pois será através dessa respiração agitada que se dá a respiração canina.
Portanto, leve sempre o seu cachorro para o veterinário para que faça um check-up e sempre o refresque com água após um passeio. Temos certeza que, mesmo não sorrindo, o seu cachorro estará feliz com esses cuidados.
Comentários estão fechados.