Cadastre-se no sistema do Meu INSS: confira o passo a passo
Caso você esteja com dificuldades para utilizar os serviços do INSS, o aplicativo Meu INSS é uma forma para facilitar a vida do contribuinte.
Caso você esteja com dificuldades para utilizar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o aplicativo Meu INSS é uma forma para facilitar a vida do contribuinte.
A plataforma pode ser acessada pela internet, no computador ou pelo smartphone, em sistemas Android e iOS. Para saber mais, acesso o endereço gov.br/meuinss ou instale o app Meu INSS em seu celular e conheça a plataforma com mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS. Para utilizar o serviço, basta se cadastrar e obter sua senha, no próprio site ou aplicativo.
Leia também: Aposentadoria por regra de pontos proposta pelo INSS, saiba mais sobre o assunto
Cadastre-se!
Para utilizar o Meu INSS, é necessário ter uma conta ativa no Gov.br. Com um usuário e senha singular, o usuário pode utilizar os serviços públicos digitais que estejam disponíveis na plataforma.
Para realizar o cadastro no Meu INSS, é necessário informar o CPF, nome completo e data de nascimento, além de responder algumas perguntas. O site oferece também o acesso por meio de uma senha provisória obtida na página de alguns bancos para que o cadastro seja realizado com maior facilidade no Meu INSS.
Veja abaixo o passo a passo para realizar o cadastro com uma senha provisória:
- Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI
- Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
- Itaú: itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
- Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
- Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Conheça os serviços do Meu INSS
No app Meu INSS, o contribuinte pode solicitar inúmeros serviços e até realizar o envio de sua documentação digitalizada ou fotografada pelo smartphone. Após realizar a solicitação, é possível acompanhar o requerimento com a numeração do protocolo pelo app ou pelo telefone 135.
A seguir, estão alguns serviços solicitados de forma direta pelo Meu INSS:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Benefícios assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
Envio de atestado médico pelo Meu INSS
É possível realizar o envio do atestado médico direto pelo app do Meu INSS. Os atendimentos presenciais nas agências do INSS foram suspensos temporariamente devido à pandemia de Covid-19 em março de 2020. Em decorrência disto, a Portaria Conjunta 9.381, que foi publicada em 7 de abril de 2020, permitiu o envio do documento pelo Meu INSS.
Principais serviços disponíveis no Meu INSS
- Agendamentos/Solicitações: é possível pedir um benefício ou serviço do INSS e acompanhar o andamento do requerimento.
- Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também, aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.
- Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum dado que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.
- Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar Imposto de Renda (IR).
- Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.
Comentários estão fechados.