Caixa liberou saques de apenas dois grupos para o FGTS de 2022 no mês de abril

Saque extraordinário do FGTS tem início em abril para dois grupos. Confira quem vai receber!

São dois os grupos que terão direito ao saque especial do FGTS em abril. A Caixa Econômica Federal anunciou que, a partir do dia 20, cada trabalhador estará liberado para sacar até R$ 1.000, tanto de contas ativas quanto inativas, no Fundo de Garantia. A medida beneficiará mais de 42 milhões de brasileiros que poderão resgatar o dinheiro em uma nova rodada de saídas de emergência. Saiba mais!

Leia mais: Confira quem está apto para sacar o FGTS em abril

Como funciona o saque extraordinário?

Por se tratar de um saque especial, essa abordagem deve ser autorizada pelo governo. Por isso, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória nº 1.105, publicada no Diário Oficial no final do mês de março. Além disso, é a MP que determina o limite de valores, calendário de saques e ordem das contas de origem dos saldos do FGTS.

A retirada do FGTS faz parte de uma série de medidas de recuperação econômica introduzidas pelo governo. Assim como em anos anteriores, como 2019 e 2020, o governo liberou a retirada de parte do saldo para o mesmo fim.

Em 2021, os trabalhadores aguardavam a medida, principalmente por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19, mas o governo decidiu não liberar a retirada do valor.

Datas do saque extraordinário do FGTS

A Caixa divulgou o cronograma completo para saques extraordinários do FGTS em 2022. O banco liberará valores para novos grupos às quartas e sábados a partir de 20 de abril, com depósitos concluídos até 15 de junho.

Veja quais grupos receberão o FGTS até 18 de maio:

  • 20 de abril – Saque disponível para nascidos em janeiro;
  • 30 de abril – Saque liberado para nascidos em fevereiro.
  • 04 de maio – Saque disponível para os nascidos em março;
  • 11 de maio – Saque liberado para nascidos em abril;
  • 14 de maio – Saque disponível para nascidos em maio;
  • 18 de maio – Saque liberado para nascidos em junho.

O cronograma de pagamento do FGTS 2022 vai até junho, e depois a Caixa fará os pagamentos para outros grupos. A partir disso, serão liberados saques dos três últimos grupos do calendário (aniversários de outubro, novembro e dezembro).

Forma de retirada

Para trabalhadores com saldos em várias contas de fundos, o governo definiu as seguintes ordens de saque:

  • De início, serão considerados os valores das contas referentes aos contratos de trabalho rescindidos, começando pela conta com o menor saldo;
  • Em seguida, o dinheiro será distribuído para as outras contas vinculadas, começando pela conta com o menor saldo.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More