Caixa liberou saques de apenas dois grupos para o FGTS de 2022 no mês de abril


São dois os grupos que terão direito ao saque especial do FGTS em abril. A Caixa Econômica Federal anunciou que, a partir do dia 20, cada trabalhador estará liberado para sacar até R$ 1.000, tanto de contas ativas quanto inativas, no Fundo de Garantia. A medida beneficiará mais de 42 milhões de brasileiros que poderão resgatar o dinheiro em uma nova rodada de saídas de emergência. Saiba mais!

Leia mais: Confira quem está apto para sacar o FGTS em abril

Como funciona o saque extraordinário?

Por se tratar de um saque especial, essa abordagem deve ser autorizada pelo governo. Por isso, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória nº 1.105, publicada no Diário Oficial no final do mês de março. Além disso, é a MP que determina o limite de valores, calendário de saques e ordem das contas de origem dos saldos do FGTS.

A retirada do FGTS faz parte de uma série de medidas de recuperação econômica introduzidas pelo governo. Assim como em anos anteriores, como 2019 e 2020, o governo liberou a retirada de parte do saldo para o mesmo fim.

Em 2021, os trabalhadores aguardavam a medida, principalmente por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19, mas o governo decidiu não liberar a retirada do valor.

Datas do saque extraordinário do FGTS

A Caixa divulgou o cronograma completo para saques extraordinários do FGTS em 2022. O banco liberará valores para novos grupos às quartas e sábados a partir de 20 de abril, com depósitos concluídos até 15 de junho.

Veja quais grupos receberão o FGTS até 18 de maio:

  • 20 de abril – Saque disponível para nascidos em janeiro;
  • 30 de abril – Saque liberado para nascidos em fevereiro.
  • 04 de maio – Saque disponível para os nascidos em março;
  • 11 de maio – Saque liberado para nascidos em abril;
  • 14 de maio – Saque disponível para nascidos em maio;
  • 18 de maio – Saque liberado para nascidos em junho.

O cronograma de pagamento do FGTS 2022 vai até junho, e depois a Caixa fará os pagamentos para outros grupos. A partir disso, serão liberados saques dos três últimos grupos do calendário (aniversários de outubro, novembro e dezembro).

Forma de retirada

Para trabalhadores com saldos em várias contas de fundos, o governo definiu as seguintes ordens de saque:

  • De início, serão considerados os valores das contas referentes aos contratos de trabalho rescindidos, começando pela conta com o menor saldo;
  • Em seguida, o dinheiro será distribuído para as outras contas vinculadas, começando pela conta com o menor saldo.
Compartilhar: