Caixa suspense linha de créditos dos empréstimos do Auxílio Brasil
Empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil está suspenso na Caixa até a próxima segunda-feira, 14. Entenda por quê.
O crédito consignado do Auxílio Brasil só poderá ser solicitado pelas pessoas interessadas por meio da Caixa Econômica Federal a partir das 7h do dia 14 de novembro. Até o dia em questão, a contratação do empréstimo está suspensa. Entenda o porquê da mudança tão repentina.
Leia mais: Fique atento: consignado do Auxílio Brasil estará disponível no sábado, 15
De acordo com o banco, o acesso foi suspenso por duas semanas para que fosse possível fazer o processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil. A licitação do consignado está em suspensão desde às 19h de 1 de novembro.
Segundo o que foi anunciado pela Caixa, depois deste prazo, a solicitação do crédito estará disponível novamente para o grande público. A folha de pagamento é gerenciada pela instituição que também administra o acesso ao crédito, bem como a Dataprev, empresa estatal responsável pela lista de beneficiários. Sem falar do Ministério da Cidadania, visto que eles tem a equipe responsável por cadastrar os componentes do programa.
Como funciona a administração do crédito consignado da Caixa
O banco começou a realizar a operação do crédito consignado em 11 de outubro. Este serviço é direcionado aos beneficiários do programa do governo Auxílio Brasil. A linha de créditos conta com empréstimos com taxas de 3,45% ao ano, onde há uma retenção de até 40% da quantia do benefício para o pagamento das parcelas.
A Caixa não é o único banco habilitado a oferecer linhas de crédito, mas é o líder nas distribuições. De acordo com o Ministério da Cidadania, 14 outras instituições financeiras estão autorizadas a oferecer este serviço, contudo nem todas as instituições iniciaram os empréstimos.
A liberação deste dinheiro para os beneficiários do programa tem enfrentado alguns obstáculos e suspensões. A Caixa ainda congelou as contratações de manutenção tecnológica de 21 a 24 de outubro. No dia 24, a instituição atendeu a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e paralisou a emissão de créditos por 24 horas.
Na semana passada, o banco estendeu o período de revisão para cinco dias úteis. Durante este período, os clientes podiam visitar as agências da Caixa ou solicitar o valor pelo aplicativo Caixa Tem, mas a quantia só era liberada após esse período, conforme a sugestão do TCU.
Comentários estão fechados.