Calendário astronômico: Em abril, haverá chuva de meteoros e eclipse solar raro

Entre os eventos no céu está a famosa Lua Rosa, um fenômeno que tem um significado especial para algumas culturas do mundo.

O mês de abril trará consigo alguns fenômenos astronômicos que pretendem fazer um show celestial! No caso, o mês já tem um calendário completo com eventos que poderão ser vistos aqui mesmo no Brasil em horários específicos. A seguir, você confere uma lista completa dos eventos astronômicos em abril e como você poderá vê-los.

Confira calendário astronômico completo

Se você também ama separar um tempo para observar o céu, então gostará de conferir quais eventos deverão acontecer neste mês. No caso, existem alguns eventos raros que incluem um eclipse solar híbrido.

Confira o cronograma completo:

6/4: Lua Rosa

O que alguns povos chamam de Lua Rosa é uma Lua Cheia que marca o início da primavera nos países do Hemisfério Norte, logo, ela não fica colorida de verdade. Aqui no Brasil, essa lua cheia irá marcar o início do outono e poderá ser vista pouco depois do pôr do sol, às 18:30 pelo horário de Brasília.

16/4: Conjunção Lua-Saturno

O Planeta Saturno poderá ser visto a olho nu e ao lado da lua minguante no mês de abril! Para assistir a esse espetáculo, será preciso virar a noite sem dormir. Isso porque o par irá aparecer por volta das 3h da manhã, mas deverá ficar visível até o amanhecer da madrugada do dia 16.

20/4: Eclipse Solar Híbrido

Esse é o tipo de eclipse solar mais raro de todos, que acontece apenas uma ou duas vezes por década e leva apenas um minuto de duração. Nesse caso, o evento estará disponível para espectadores do hemisfério sul, mas apenas em região de alto-mar, de modo que será difícil ver no Brasil. Porém, transmissões no YouTube farão a cobertura em tempo real.

23/4: Chuva de Meteoros Líridas

Trata-se da primeira chuva de meteoros, que começa no dia 15 de abril e vai até o dia 29. Portanto, o dia 23 é o seu pico, quando será possível ver até 20 meteoros por hora no Hemisfério Norte e cerca de 10 por hora no Brasil. Para vê-la, será preciso acordar às 2h da manhã e olhar na direção nordeste.

23/4: Conjunção Lua-Vênus

Embora Vênus apareça muito mais pela manhã, será possível vê-la ao lado da lua a partir das 18h do dia 23. No caso, ela irá aparecer como uma pequena estrela ao lado da Lua Crescente no início da noite.

25/4: Conjunção Lua-Marte + Vênus

Para terminar o mês, dois planetas irão se juntar na Lua Crescente a partir das 18:30 até às 20h. No caso, Marte será visto como uma estrela de brilho avermelhado um pouco acima da Lua, ao passo que Vênus deverá estar mais abaixo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.