Caminhar em jejum faz mal à saúde? Resposta pode te surpreender
Especialista explica os efeitos dessa prática no organismo.
A caminhada é amplamente reconhecida como um dos melhores exercícios para manter a forma. Ela é democrática, podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer lugar, nas ruas, em parques ou até em uma casa espaçosa.
Além de ser gratuita, a caminhada é uma atividade de baixo impacto em comparação com a musculação, o que a torna acessível a pessoas de todas as idades e níveis de preparo físico.
Entretanto, como qualquer exercício físico, a caminhada gera perda calórica e aumenta o consumo de energia. Isso levanta uma questão importante: caminhar em jejum faz mal à saúde? Vamos explorar essa questão com base na explicação de um especialista.
Caminhar é um excelente exercício físico para o coração – Imagem: reprodução
Caminhar de estômago vazio faz mal? Especialista responde
O médico do esporte e cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb abordou esse assunto em uma entrevista ao site Sport Life. Segundo ele:
“Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum. É antifisiológico e o corpo precisa de energia, as fontes [dessa energia] são os alimentos e, principalmente, os carboidratos que nós utilizamos.”
Ghorayeb destaca ainda que a prática de exercícios em jejum pode levar à hipoglicemia, tontura, desmaios e problemas sérios de queda de pressão e reforça:
“Não há nada que justifique isso. Hoje em dia, se você quer emagrecer, tem outros meios de fazer isso com orientação médica.”
Ghorayeb menciona também que não há um horário específico mais indicado para a caminhada. Se realizada pela manhã ou no final da tarde, a diferença é mínima.
O mais importante, conforme o especialista, é manter uma média de 180 minutos de caminhada por semana, no mínimo.
Por outro lado, para garantir que a caminhada seja benéfica, é fundamental manter uma boa hidratação e seguir uma alimentação e suplementação alimentar adequadas.
Comentários estão fechados.