Cana-de-macaco: confira seus benefícios medicinais

Veja quais são os benefícios dessa planta medicinal para a sua saúde.

A cana-de-macaco, também conhecida como cana-roxa, é bem famosa por ter um uso medicinal no tratamento de diversas doenças. Essa planta tem propriedades que ajudam a tratar infecções e inflamações. Além disso, é utilizada também em saladas, mousses e geleias.

Leia mais: Conheça o astrálago: Planta medicinal que ajuda a fortalecer a imunidade

Usando a cana-de-macaco

Com o seu uso versátil nos tratamentos e na alimentação, a cana-de-macaco também é usada para fazer chás medicinais. Para isso, basta colocar 20 gramas da planta em um litro de água já fervida e infusionar por 10 minutos.

Vantagens de ingerir a cana-de-macaco

  • Ação diurética, antimicrobiana e reduz inflamações

Atua como um auxílio para o nosso sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de micróbios como fungos, vírus ou bactérias. Além disso, devido às suas propriedades diuréticas, também pode ajudar a tratar cálculos renais.

  • Ameniza as dores e ajuda em problemas menstruais

Essa planta tem a capacidade de aliviar dores, como as das articulações (por exemplo: artrite, osteoartrite ou reumatismo) e até alguns hematomas. Além disso, por possuir compostos adstringentes, também ajuda a reduzir os sintomas da menstruação como cólicas, enxaquecas e combate a problemas como irregularidades no ciclo.

  • Aliado contra a gripe e bronquite

Com tanto aparecimento de gripes, é bom ficar atento a esse tópico. A bebida feita com essa planta, como o chá, é excelente para resfriados. A cana-de-macaco possui substâncias que reduzem os sintomas da gripe, como tosse, inflamações e coriza. Além disso, ela também desobstrui as vias respiratórias, aliviando a bronquite.

Existem efeitos colaterais e contraindicações?

No caso da cana-de-macaco, não é conhecido nenhum efeito colateral em seu consumo, porém, todo excesso é negativo para o ser humano. Assim, deve ser consumida em quantidades moderadas para não haver o risco de causar danos ao rim, pois ela possui efeitos diuréticos.

Além disso, gestantes e mulheres que estão no período de amamentação devem evitar o consumo de qualquer bebida ou comida que tenha essa planta como ingrediente. No entanto, é sempre bom ir em busca de um médico para ter orientações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.