Canadá oferta Bolsas de Estudo para Brasileiros

Quer estudar fora, mas não sabe para onde ir? Veja as melhores oportunidades para brasileiros em universidades do Canadá. 

Universidade da Colúmbia Britânica – Foto: Reprodução

O Canadá tem já há muito tempo se tornado o destino preferido dos brasileiros que buscam qualidade de vida morando fora do país, e também para boas oportunidades de estudo.

E essa procura não é a toa, pois o país, é uma das regiões mais desenvolvidas no mundo, de acordo com a lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país ocupa o 12º lugar no ranking.

No Canadá, você estuda em universidades conceituadas e ainda tem a chance de melhorar o seu inglês.

Para você que quer realizar o seu sonho de morar fora, mas não sabe por onde começar e nem que instituições do país norte – americano tem as melhores oportunidades para brasileiros, veja a lista abaixo e se prepare para os processos de admissão das universidades:

1 Universidade da Colúmbia Britânica (UBC)

A Universidade da Columbia Britânica (UBC) que fica na cidade de Vancouver, no Canadá, está entre as 50 melhores instituições do mundo e todos os anos oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais. Os candidatos  podem ser aceitos para qualquer um dos 43 programas de graduação da universidade.

A UBC concede bolsas em duas categorias:

IMES: prorrogável pelos quatro anos da graduação e pode chegar a 40 mil dólares canadenses  

OIS: com valor entre 2,5 a 10 mil dólares canadenses apenas no primeiro ano da graduação.

Importante ressaltar que é possível ser contemplado nas duas categorias, além disso, não é preciso fazer uma candidatura separada para a bolsa. Geralmente, estudantes estrangeiros são automaticamente considerados para a bolsa.

2 Bolsas de estudo do Governo do Canadá

O governo canadense oferece bolsas de estudo ou pesquisa para estudantes de graduação ou pós-graduação que vivem em países da América Latina.

O projeto faz parte do programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), realizado por meio de parceria entre instituições latino-americanas e canadenses.

Anualmente, pelo projeto são oferecidas centenas de bolsas, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs. Os valores cobrem transporte aéreo, visto, seguro-saúde, livros, equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.

Os interessados em concorrer às bolsas precisam ser alunos de graduação, mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento.

Já o projeto de pesquisa do candidato deve ser relacionado à governança ou desenvolvimento.

Além disso, os candidatos devem estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição canadense.

Para mais informações sobre os requisitos, documentação e inscrição, Clique aqui.

3 Programa de Bolsas de Estudos Canadá/Brasil

O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canadá) oferece anualmente bolsas de estudo voltadas aos estudantes brasileiros da rede federal de ensino.

O Programa de Bolsas de Estudos Canadá/Brasil oferece 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses.

Ao todo, são ofertadas cinco bolsas – que incluem o curso de idioma, formação e estágio –, sendo quatro delas para proficiência em inglês e uma para proficiência em francês.

O número de bolsas pode variar, dependendo do interesse dos estudantes e da disponibilidade de programas acadêmicos canadenses.

Mais informações no Portal da Conif.

4 Universidade Iorque

A Universidade Iorque ou York, em Toronto, no Canadá, é a terceira maior universidade do país, e segunda maior universidade da província de Ontário.

A York oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros, sendo que o benefício pode chegar até 100% sobre o valor dos cursos.

Acesse o site da universidade e confira as oportunidades.

5 Universidade de Western (Ontario)

A Universidade de Western, em Ontário, recebe aproximadamente 4 mil estudantes de 121 países diferentes.

A instituição é dividida em 12 faculdades e escolas acadêmicas  que oferece opções de estudo em várias áreas, de artes e humanas a engenharia e ciências da saúde.

Além do foco acadêmico, a Western dá ênfase às experiências profissionais durante os estudos, com variados programas de trabalho, como estágios, co-op, voluntariados e funções remuneradas dentro do campus.

A universidade oferece três bolsas de estudo de C$ 50 mil todos os anos a estudantes internacionais com desempenho excepcional, e também bolsas de admissão de C$ 1 mil a C$ 10 mil.

Os estrangeiros que estiverem se inscrevendo em uma graduação da universidade já são automaticamente avaliados para receber um dessas opções de bolsas. É necessário apenas ter um diploma de conclusão do ensino médio com boas médias.

A própria Western avalia a inscrição do estudante e chega a uma média final de admissão, de acordo com os requisitos do curso ao qual os candidatos estiverem se inscrevendo. Para conseguir uma das bolsas, é preciso atingir a porcentagem mínima de 88%.

6 Faculdade de Humber

Localizada em Toronto, o principal centro de desenvolvimento econômico do Canadá, a instituição oferece opções de estudo em dois campi e oito escolas acadêmicas.

O estudante pode optar por Tecnologia Aplicada, Negócios, Artes Performáticas e Criativas, Ciências da Saúde, Hospitalidade e Turismo, Artes Liberais e Ciências, Estudos da Mídia e TI, e Serviços Sociais e Comunitários.

Além disso, há também a opção de cursar Inglês com Propósito Acadêmico para conquistar fluência e se preparar para uma graduação na própria Faculdade.

Por receber mais de 5 mil estudantes estrangeiros, a Humber oferece uma série de bolsas de estudos, um exemplo é a Entrance Scholarships que seleciona bolsistas em cursos de graduação e pós-graduação.

Há também bolsas de estudo por mérito acadêmico automaticamente concedidas aos melhores estudantes admitidos em cada uma das faculdades e escolas da Humber.

7 Faculdade de Fleming

Localizada em Ontário, na universidade os estudantes podem optar de diplomas e certificados a bacharelados, pós-graduações e programas de aprendizes em sete escolas acadêmicas de Arte e Design, Negócios e Tecnologia, Justiça e Desenvolvimento de Comunidade, Artes e Ciências Gerais, Ciências Ambientais e Recursos Naturais, e Administração.

A Fleming dá suporte ao aluno que procura por empregos no Canadá, realiza eventos de recrutamento com empregadores, e tem programas de estágio e trabalho prático para os estudantes.

Os candidatos podem concorrer a todas as opções disponíveis inscrevendo-se uma só vez pelo portal on-line da instituição, o myCampus. São dezenas de opções oferecidas pela própria universidade e por ex-alunos que fazem doações.

O site oficial da Fleming mantém uma lista atualizada de todas as bolsas oferecidas e os prazos finais para as inscrições.

8 Faculdade de Douglas

A Faculdade de Douglas é uma faculdade localizada em Vancouver que recebe estudantes de mais de 85 países diferentes.

O seu principal ponto forte são as conexões com universidades por todo o Canadá, permitindo que seus estudantes cursem os primeiros dois anos do ensino superior por um preço acessível, e depois consigam transferência para o terceiro ano de graduação em alguma instituição canadense renomada.

A instituição tem um programa bastante popular de Inglês como Segunda Língua (ESL) chamado English Language Learning and Acquisition (ELLA).

O objetivo do ELLA é facilitar o desenvolvimento de habilidades linguísticas acadêmicas dos estudantes para que sejam capazes de cursar uma faculdade ou universidade no Canadá.

A International Entrance Scholarships seleciona bolsistas de acordo com o desempenho acadêmico anterior do candidato e o envolvimento dele com a escola, comunidade e desenvolvimento pessoal.

Para se candidatar, é necessário baixar o formulário de inscrição (em PDF) no site oficial da Faculdade, preenchê-lo e enviá-lo por e-mail para o endereço dciadmissions@douglascollege.ca juntamente com todos os documentos de suporte obrigatórios.

9 Mitacs Globalink Research Internship

O Mitacs Globalink Research Internship é um programa de intercâmbio que oferece bolsas para pesquisa em mais de 45 universidades do Canadá. Todas para universitários estrangeiros de diversos países como o Brasil, Austrália, China, França, Índia, Alemanha, México, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia.

É necessário ter no mínimo 18 anos de idade para se candidatar e estar matriculado em cursos de graduação, de tempo integral, ou em um programa conjunto de graduação e mestrado.

10 Universidade de Alberta

A Universidade de Alberta oferece Bolsas de Estudo de Admissão de Liderança para candidatos que comprovem ótimo desempenho acadêmico, seja com o envolvimento em atividades extracurriculares, atividades comunitárias ou competência acadêmica.

As bolsas da universidade exigem uma inscrição adicional, que deve ser realizada pelo site oficial da Universidade. Para isso, o candidato já deve ter se inscrito em algum curso da Alberta.

A instituição também tem a bolsa International Student Scholarship, concedidas por mérito a candidatos estrangeiros ao primeiro ano de uma graduação.

11 Universidade de Calgary

A Universidade de Calgary oferece uma série de bolsas de estudo no Canadá para pós-graduações tanto oferecidas pela própria instituição como também bolsas externas concedidas pelo governo federal e provincial (por exemplo, a Vanier Scholarship Program e bolsas para as áreas de tecnologia e de saúde).

O candidato que tem interesse em estudar na Calgary, deve entrar no site oficial da Universidade e procurar por “Graduate Awards Database”, uma ferramenta de busca que permite pesquisar por bolsa de estudo para pós-graduações no banco de dados online da instituição.

12 Memorial University of Newfoundland

A Memorial University of Newfoundland  oferece “Bolsas de Estudo de Admissão” (International Entrance Scholarships)  no momento de inscrição em qualquer curso da universidade.

O que significa que o candidato não precisa fazer uma inscrição adicional à bolsa, basta passar pelo processo seletivo da universidade, e a Secretaria de Admissão automaticamente analisa se o estudante preenche os critérios de elegibilidade para receber a bolsa.

Os candidatos que se qualificarem serão notificados tanto sobre a bolsa de estudo quano sobre a admissão à Universidade. Dependendo da qualificação do candidato, as bolsas valem de C$ 3.000 a C$ 4.400.

Infelizmente, na Memorial, as bolsas concedidas aos estudantes internacionais no primeiro ano de curso não são renováveis.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.