Canadenses estão apreensivos quanto às suas aposentadorias, segundo pesquisa da BMO
Os resultados refletem as preocupações dos canadenses sobre as condições econômicas atuais.
A aposentadoria é um momento muito esperado por diversos trabalhadores. O descanso é sempre buscado depois de muitos anos de trabalho. No entanto, para moradores do Canadá, isso ainda pode custar muito. De acordo com uma nova pesquisa da BMO, os canadenses acreditam que precisam de US$ 1,7 milhão em poupança para se aposentar, um aumento de 20% em relação a 2020.
Entenda o motivo da angústia
Os resultados refletem as preocupações dos canadenses sobre as condições econômicas atuais. A inflação e os preços mais altos são o que preocupam, segundo Caroline Dabu, chefe de distribuição de riqueza e serviços de consultoria do BMO Financial Group. A taxa de inflação anual no Canadá atingiu uma alta de quatro décadas de 8,1% no verão de 2022 e desde então caiu para 6,3% em dezembro de 2022.
A inflação é um aumento geral e persistente nos preços de bens e serviços em uma economia. Quando a inflação é alta, o poder de compra da moeda diminui, o que significa que os consumidores precisam gastar mais para comprar os mesmos bens e serviços.
Assim, a inflação pode ser causada por vários fatores, incluindo aumentos na demanda por bens e serviços, aumentos nos custos de produção, aumentos nos salários e preços de matérias-primas e desequilíbrios no mercado de trabalho, por exemplo.
Expectativas são ruins para o período da aposentadoria
De acordo com a pesquisa da BMO, apenas 44% dos canadenses estão confiantes de que terão dinheiro suficiente para se aposentar como planejado. “Na pesquisa, notamos que 53% dos canadenses não sabiam quanto precisariam para se aposentar”, disse Dabu. A pesquisa da BMO também descobriu que aproximadamente 22% dos canadenses planejam se aposentar entre 60 e 69 anos, com idade média de 62 anos.
A geração do milênio e a geração z são os mais nervosos sobre sua capacidade de economizar e investir no momento, segundo a pesquisa. Porém, todas as faixas etárias disseram que estão preocupados sobre como as condições econômicas atuais afetarão sua situação financeira.
A pesquisa citada da BMO foi realizada entre 4 e 7 de novembro de 2022 pela Pollara Strategic Insights por meio de uma pesquisa online com 1.500 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 2,5% para mais ou para menos.
Comentários estão fechados.