A diminuição da jornada de trabalho no Brasil foi proposta de candidata à presidência
A candidata não eleita Vera Lúcia colocou em pauta a diminuição da carga de trabalho. Será que a proposta seguirá como pauta? Veja detalhes.
A jornada de trabalho é um dos passos a se fazer ao contratar um novo funcionário, determinando quanto tempo os funcionários podem trabalhar na empresa diariamente. A carga de trabalho foi reduzida durante a pandemia e, em suma, esta foi uma solução que muitas empresas encontraram para manter as atividades nos trilhos. Mas transformar isso em uma realidade não seria agradável para todos.
Leia mais: Leilão da Justiça do Trabalho garante descontos de até 80%
Qual a jornada de trabalho atual no Brasil?
De acordo com as regras da CLT, a jornada de trabalho deve ser de 8 horas diárias e 44 horas semanais para ser efetivada. No entanto, em alguns casos, a situação pode ser diferente. Além disso, cada empresa pode dividir essa jornada em várias escalas (já existentes na norma).
A proposta feita pela candidata à presidência
Observando também a diminuição salarial junto à redução da jornada de trabalho, a candidata do PSTU à presidência da República, Vera Lúcia, chegou a se candidatar afirmando que iria reduzir a jornada de trabalho, mas sem reduzir o salário. Porém, sem a sua eleição, será que essa pauta ainda se discute?
Diminuição não está em vista de ocorrer
Todas essas discussões nada mais foram do que propostas da candidata presidencial. Vera Lúcia pretendia combater a informalidade no mercado de trabalho por meio de medidas como a redução da jornada de trabalho, mas isso deveria acontecer sem um corte salarial.
Em um evento de campanha na cidade de Salvador (BA), a candidata chegou a dizer que o seu plano era propor a diminuição da jornada de trabalho sem reduzir os salários. Na sua proposta, ela dizia que a redução para apenas 30 horas semanais poderia criar mais de 10 milhões de empregos.
Além disso, Vera disse que a implementação do programa de obras públicas iria simultaneamente criar empregos e garantir a expansão dos serviços públicos, incluindo creches, escolas, hospitais, centros de saúde, habitação coletiva e saúde pública.
Essa é uma proposta antiga
Também é fundamental notar que a proposta de redução da jornada de trabalho não é uma promessa recente. Na verdade, isso é dito porque a mesma candidata queria encurtar as horas de trabalho para 36 horas semanais desde 2018. Além disso, ela queria estender o seguro-desemprego por dois anos.
Comentários estão fechados.