Avanço: candidato PCD realizou vestibular do ITA pela primeira vez
Sabia que o ITA finalmente terá um candidato com deficiência física fazendo o vestibular? O candidato inscrito pediu prova em folha A3 por ter deficiência visual. Saiba mais detalhes!
No domingo passado, 16, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou o seu primeiro vestibular com a possibilidade de incluir candidatos a PCD (pessoa com deficiência). O edital do concurso foi revisado em setembro, mas as inscrições foram especialmente estendidas para cobrir esse público entre as datas de 19 e 27.
Leia mais: Saiba como conquistar uma vaga na universidade pública sem vestibular
Candidatos PCD eram eliminados
De acordo com o ITA, os candidatos com deficiências foram previamente desqualificados do processo de seleção devido às condições médicas. Com a mudança, agora essas pessoas que foram aceitos no processo de seleção também terão acesso às oportunidades educacionais completas fornecidas pela instituição.
Com a mudança, os alunos poderão se matricular usando procedimentos de entrada civil sem ter o seu treinamento militar realizado. Uma equipe multidisciplinar analisará as inscrições aprovadas para determinar se o projeto educacional da ITA tem os pré-requisitos para atender às necessidades educacionais exclusivas desses candidatos.
Novo regulamento de inclusão
De acordo com a instituição, um candidato com deficiência visual se candidatou e solicitou um teste com o tipo de folha A3 com o tamanho da fonte 18 Arial, um pedido que será atendido. No geral, há 9.364 candidatos que competirão por 150 posições, com 36 indo para aqueles que escolhem a carreira militar.
Se o candidato que é PCD for desqualificado durante a fase de inspeção da saúde do processo, ele ou ela poderá solicitar permissão de se isentar ao Comandante Aeronáutico e, nesse caso, será admitido no curso de preparação de oficiais da reserva (CPOR).
Análise pedagógica do ITA
O candidato será avaliado por uma equipe multidisciplinar que determinará se o projeto educacional do ITA tem o potencial de abordar individualmente as necessidades educacionais especiais do candidato PCD sem interferir no desempenho das atividades relacionadas à escola.
Etapas do processo seletivo
Os testes foram administrados no domingo, 16, às 13h (horário do Brasil). Duraram cinco horas. A primeira fase incluiu questões em matemática, física, química, português e inglês. Já a segunda fase, que vai ser anunciada em 4 de novembro, consistirá em perguntas abertas. Ocorrerá ao longo de dois dias.
Em 8 de novembro, os supervisores avaliarão o conhecimento de matemática e química. No dia seguinte, as habilidades de leitura e escrita serão testadas. O horário de início é às 13h. A duração da prova será de quatro horas.
Comentários estão fechados.