Candidatos ao primeiro semestre deverão se inscrever no Sisu até sexta (24)
O primeiro semestre oferece 226.399 vagas para quem realizou o Enem em 2022. As vagas são para as 128 universidades públicas pelo Brasil.
Até a próxima sexta-feira (24), estudantes que realizaram a prova do Enem em 2022 deverão realizar as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre deste ano. A plataforma oficial do programa https://acessounico.mec.gov.br/sisu vai aceitar novas inscrições ou mudanças nos cadastros até às 23h59, do horário de Brasília, no dia do encerramento. Para se candidatar, o estudante precisa ter realizado a prova do Enem em 2022 e não ter zerado a nota da redação.
De acordo com o calendário, os resultados da primeira chamada serão divulgados até o dia 28 de fevereiro. As inscrições nas instituições vão funcionar do dia 2 ao dia 8 de março, sem adiamento previsto para a data de matrícula.
São 128 instituições públicas do ensino superior, com 63 universidades federais, ofertando 226.399 mil vagas para quem se inscrever no Sisu. O estudante terá até duas opções de curso para concorrer a vaga, escolhendo a universidade e o horário que deseja cursar.
O período de inscrição permite aceitar novas candidaturas assim como permite realizar mudanças de cursos no portal. No encerramento, na próxima sexta-feira, o que vai contar nos dados são as duas últimas opções registradas no sistema.
Sisu e a lista de espera
O Sisu, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), funciona com apenas uma chamada. No entanto, a lista de espera ainda é uma chance para o candidato conseguir a vaga. Só poderá se candidatar à lista quem não foi selecionado nas duas opções de cursos.
Esta é uma forma de remanejar as vagas dos estudantes que não manifestaram interesse, o que realmente pode acontecer. Sendo assim, a lista de espera faz com que sobrem menos vagas nas universidades.
ProUni e Fies
O Sisu é uma das formas de ingresso nas universidades públicas, mas ainda há as opções do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O calendário de ambos os programas estão sob responsabilidade do MEC.
Comentários estão fechados.