Capes corta Bolsas de Mestrado e Doutorado para Novos Selecionados em Pesquisas
Segundo reportagem do G1, bolsas para pós-graduação aparecerem zeradas para a USP, e a Unicamp dá conta de pelo menos 40 bolsas já recolhidas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) suspendeu a concessão de bolsas de mestrado e doutorado no mês de maio. O total de bolsas, as áreas de pesquisa afetadas e o valor congelado ainda não foram divulgados pelo órgão.
Decisão do Capes impede que estudantes selecionados para novas pesquisas recebam bolsas que tinham verba já previstas em 2019. Valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.
Quantidade de bolsas já cortadas
De acordo com informações apuradas pelo G1, bolsas da Capes aparecem zeradas para a pós- graduação da Universidade de São Paulo (USP), e num primeiro levantamento, a Unicamp dá conta de pelo menos 40 bolsas recolhidas.
Segundo a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) , Flávia Calé, na faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) todas as bolsas foram congeladas e, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram 38 as bolsas retidas.
Ainda de acordo com Flávia, bolsistas dos doutorados chamados “sanduíche”, que fazem parte do programa no exterior, também estão tendo problemas com suas bolsas.
Foram recolhidas, inclusive, bolsas que estavam há apenas 15 dias paradas no sistema, aguardando a abertura mensal do sistema da Capes para a indicação de um novo bolsista.
A parcela das cotas que ainda não haviam sido destinadas a novos estudantes selecionados para mestrado e doutorado também foi congelada.
Segundo o Capes, parcerias com o setor empresarial serão reforçadas, para que os investimentos em pesquisa possam ser ampliados.
Confira novas medidas da Capes
Além do congelamento de bolsas nos programas de pós-graduação, a Capes ainda prevê:
- Redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da CAPES) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação;
- Suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.
(Fonte: G1)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.