Agora ESTA capital também tem o sinal 5G

A cobertura deve atingir, no início, 1/4 de toda a área urbana da cidade.

Neste mês, a capital paulista já pode contar com o sinal 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ativação do sinal deveu-se ao elevado número de solicitações para instalação de antenas 5G. Segundo o edital do leilão, são necessárias pelo menos 462 estações ativas para a primeira fase, com prazo estabelecido até o final de setembro.

Leia mais: Mais de 60 aparelhos celulares já aceitam tecnologia 5G no Brasil

Acontece que até o dia 02 de agosto, o regulador havia recebido 1.378 pedidos de licenças na faixa de 3,5 GHz. O número de pedidos é quase o triplo do número de antenas que a cidade deve ter instalado até o final deste ano.

Por isso, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) vinculado à Anatel, responsável pela ativação do sinal, decidiu logo lançar o sinal 5G na grande capital paulista.

Evitar interferências e melhorar velocidade do 5G

Estima-se que a cobertura do sinal 5G atinja inicialmente ¼ da área urbana de São Paulo. A agência ainda informou que 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (SFS) instalaram equipamentos de prevenção de interferências e realizaram testes para confirmar a operação livre de interferências.

O sinal 5G pode ser 20 vezes mais rápido do que a tecnologia atualmente usada, o 4G. A ativação da tecnologia em São Paulo ocorreu após sua chegada às cidades de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Prazo prorrogado por atraso de equipamentos

O edital do leilão 5G estipula que a infraestrutura para ativação do sinal deveria ter ocorrido em todas as capitais até o final de julho. No entanto, a Gaispi pediu à Anatel a prorrogação do prazo em 2 meses para contornar questões de logística que atrasaram a entrega de equipamentos trazidos da China.

Celulares compatíveis

Os smartphones homologados pela Anatel serão automaticamente compatíveis com o novo 5G. A última lista da Agência mostra que pelo menos 71 modelos de smartphones já são aptos a oferecer o novo sinal.

O portfólio de produtos mais diversificado é o da Samsung, que conta com 28 modelos. Logo depois vem a marca Motorola, com 14 modelos; a Apple, com 9 modelos; a Xiaomi, com 7 diferentes modelos e; outros 13 aparelhos de outras marcas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.