Cápsula radioativa desaparecida é encontrada com segurança na Austrália
Uma equipe de transporte perdeu uma cápsula radioativa que continha césio-137, a mesma substância que causou mortes no acidente em Goiânia.
Uma cápsula radioativa desaparecida foi encontrada recentemente na cidade de Newman, na Austrália. A notícia causou medo nas autoridades e na população local, por ser um possível acidente radioativo. A cápsula foi encontrada por uma equipe de trabalhadores que estavam realizando uma inspeção de rotina em uma mina de minério de ferro localizada próximo de Newman.
Por sorte, a cápsula foi encontrada
Confira o caso que assustou moradores e autoridades australianas nas últimas semanas:
Causa da perda
A pequena cápsula havia desaparecido durante o transporte dela para outro local. Porém, por algum motivo, ainda não revelado pelas autoridades, o item havia sido se perdido perto da cidade de Newman. A empresa responsável pela perda é a Rio Tinto, a segunda maior empresa de mineração de metais.
Alerta das autoridades
Após serem informadas, as autoridades ficaram em alerta por conta do perigo eminente que a pequena cápsula representava para a população e foi feita uma operação para encontrar o objeto perdido.
A cápsula foi encontrada por uma equipe de trabalhadores que estavam realizando uma inspeção de rotina em uma mina de minério de ferro localizada próxima a Newman. A equipe rapidamente alertou as autoridades locais, que acionaram a equipe especializada em manuseio de material radioativo.
A equipe de especialistas chegou rapidamente ao local e removeu a cápsula com segurança, sem causar danos ao meio ambiente ou aos trabalhadores da mina. A cápsula foi levada para a capital do estado da Austrália Ocidental, Perth, onde foi armazenada em condições seguras até que seja descartada adequadamente.
Protocolos de segurança
Conforme o médico Andrew Robertson, Diretor de Saúde e Presidente do Conselho de Radiologia, a radiação emitida em apenas uma hora pelo artefato é equivalente a fazer 10 exames de raio-x no local.
Este incidente destaca a importância de seguir rigorosos protocolos de segurança e controle de material radioativo. É fundamental que todos os equipamentos que contêm material radioativo sejam rastreados e monitorados eficientemente, para garantir a segurança da população e do meio ambiente.
Comentários estão fechados.