Caquexia: entenda o que é essa doença e como tratá-la de forma natural
Você conhece a caquexia? Essa condição possui características bastante peculiares, mas pode ser tratada naturalmente. Veja neste artigo!
O corpo humano pode apresentar diversos problemas, e é possível afirmar que grande parte deles provoca a perda de peso.
Um desses problemas é a chamada caquexia, uma doença pouco conhecida mas que pode adoecer seriamente as pessoas afetadas.
Neste artigo nós vamos informar a você o que é a caquexia e quais são os seus sintomas. Entretanto, não encerraremos o artigo antes de te contar como esse mal pode ser combatido de forma natural, através de uma alimentação balanceada.
A caquexia e seus sintomas
(Imagem: Kamran Aydinov/Freepik/reprodução)
A caquexia é uma doença que pode ser causada por outras condições mais graves, como tuberculose, insuficiência renal e até alguns tipos de câncer, por exemplo.
Felizmente, essa enfermidade não é tão comum, mas quando se apresenta costuma intrigar os especialistas e a própria pessoa acometida por ser baseada em um intrincado ajuntamento de sintomas diferentes.
O principal sintoma da caquexia é a perda de peso rápida e firme, mas alguns outros são:
-
Sensação de fraqueza e falta de energia;
-
Apatia;
-
Entre outros.
Como vimos, os sintomas da doença também são vistos em diversas outras enfermidades, o que dificulta o diagnóstico.
A única diferença entre a caquexia e a desnutrição, por exemplo, é que pessoas desnutridas conseguem restabelecer a sua massa corporal com facilidade à medida que passam a se alimentar normalmente.
Por outro lado, indivíduos acometidos por caquexia até se alimentam, mas não conseguem a reposição nutricional de forma rápida.
Entretanto, uma consulta a um nutrólogo, médico especialistas em doenças causadas pela falta de nutrientes no corpo, pode apontar se determinada pessoa está caquética ou não.
Como vencer essa doença de forma natural
O tratamento para a caquexia está quase que completamente baseado em uma dieta balanceada, prescrita pelo nutrólogo responsável, bem como em suplementações, quando necessário.
Para vencer esse problema, o especialista examina a pessoa acometida a fim de saber exatamente quais nutrientes ela precisa para ter a sua condição física restabelecida.
A partir disso, a pessoa recebe a recomendação de comer alguns alimentos que carregam esses nutrientes. Geralmente, os alimentos incluídos nessas dietas de tratamento para a caquexia, são:
-
Ovos;
-
Carnes vermelhas;
-
Frango;
-
Peixes de água doce;
-
Leite integral;
-
Frutas dos mais variados tipos;
-
Vegetais de folhas verde-escuro;
-
Entre alguns outros específicos.
Esses alimentos possuem os minerais, vitaminas, gorduras boas e carboidratos que o caquético precisa para ganhar peso e massa corporal gradativamente.
Nos casos onde a caquexia não possa ser combatida com uma reeducação alimentar, outros tratamentos devem ser prescritos pelo médico responsável.
Comentários estão fechados.