Carnaval

O carnaval é uma tradição milenar, sendo que a festa brasileira é a mais conhecida do mundo.

0

A palavra “Carnaval” refere-se às numerosas festividades que ocorrem em muitas cidades católicas todos os anos antes da época da Quaresma. Essa tradição ocorre em todo o mundo, apesar de ser mais popular no Brasil. Esses festivais geralmente duram vários dias ou semanas e são celebrações amplamente populares da história e cultura locais.

Moradores e visitantes se preparam para as festividades do carnaval ao longo do ano. Os foliões, jovens e idosos, podem desfrutar de inúmeras atividades organizadas ou festas nas ruas da cidade com suas famílias, amigos, membros da comunidade e estranhos.

carnaval

No Brasil, o feriado mais popular e festivo é o Carnaval. De fato, muitas pessoas consideram o Carnaval brasileiro uma das maiores celebrações do mundo. O Desfile das Escolas de Samba é o destaque do evento de quatro dias na região sudeste do país.

Milhares de artistas e populares, vestidos com trajes ornamentados enfeitados com penas, miçangas e milhares de lantejoulas, dançam ao longo do desfile ao lado de deslumbrantes carros alegóricos e entram no Sambódromo – um estádio de dança construído para o evento.

Origem do Carnaval

A Quaresma é um período católico que representa os quarenta dias antes da morte de Jesus na sexta-feira santa e sua ressurreição no domingo de Páscoa. A quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que geralmente cai em fevereiro ou março. Em certos dias da Quaresma, os católicos devem se abster de comer carne vermelha, como uma lembrança física e espiritual dos sacrifícios de Jesus.

A palavra “carnaval” provavelmente se origina do termo latino “carne levare” ou “para remover à carne”. No dia anterior à Quarta-feira de Cinzas (Mardi Gras ou “Terça-feira Gorda”), muitos católicos comiam toda a carne e gordura em sua casa e realizavam grandes festas nas ruas como uma última celebração antes da penitência da Quaresma.

É uma época em que todas as classes sociais podiam se fantasiar, se reunir e esquecer suas tribulações usuais. O carnaval originou-se em grande parte do catolicismo no sul da Europa e se espalhou para as Américas durante a era da exploração e colonização.

Curiosidades sobre o Carnaval

  1. O Carnaval do Rio de Janeiro está registrado no Guiness Book como o maior carnaval do mundo.
  2. Não é segredo que o povo brasileiro ama cerveja, mas durante o carnaval esse amor é ainda maior: 10 milhões de litros de cerveja são consumidos a cada ano em Salvador somente durante o evento.
  3. O carnaval no Brasil é realizado sempre 40 dias antes da Páscoa.
  4. Há mais de 2 milhões de pessoas nas ruas todos os dias durante o carnaval carioca.
  5. Embora o Carnaval seja o festival mais importante do Brasil, as maiores celebrações são realizadas em São Paulo, Salvador, Recife, Olinda e Manaus.
  6. Uma das melhores coisas do Carnaval é que os participantes das Escolas de Samba são muitas vezes de comunidades locais, como as favelas. Eles praticam e fazem suas fantasias durante o ano todo. Cada área tem sua própria escola de samba e competem contra seus rivais locais no carnaval.
  7. Realizadas no Sambódromo, as escolas são julgadas em seus elaborados carros alegóricos, fantasias, danças e músicas. Esta é uma competição muito importante e algumas escolas gastaram mais de 12 milhões de reais em roupas e preparações.

Frases de Carnaval

  • Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval. – Toquinho e Mutinho
  • Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma. – Clarice Lispector
  • Alegria é um bloco de Carnaval que não liga se não é Fevereiro… – Adriana Falcão
  • Passado o carnaval todos colocam as máscaras… – Aline França

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.