Em regiões congelantes, é comum carros elétricos perderem até 30% de alcance

Se você deseja mudar para países onde a temperatura no inverno chega a menos 0ºC, saiba que há alguns veículos que perdem alcance nesses lugares.

Mesmo que a tecnologia esteja avançando a cada dia, alguns fenômenos da natureza ainda são mais complexos de vencer. É o caso de carros elétricos em lugares frios que perdem seu alcance. Conforme estudos feitos em 7.000 veículos, estima-se que o Jaguar I-Pace perde 3%, enquanto a Volkswagen ID.4 perde 30%.

Veja mais detalhes sobre essa pesquisa.

Carros elétricos que perdem sua autonomia em temperaturas extremamente baixas

Conforme a pesquisadora da Recurent, Liz Najman, os carros elétricos perdem sua potência no inverno devido ao fato de precisarem usar a energia para aquecer o interior do veículo para os passageiros.

Qual a importância da infraestrutura de carregamento?

Precisamos considerar que os carros elétricos precisam gerar calor de outras formas, ou seja, é necessário usar mais energia da bateria que não vai toda para o alcance do veículo.

No entanto, há alguns carros que possuem bombas de calor eficientes, por isso, sobra mais energia da bateria que é enviada para o motor.

Steve Holmik compartilha que seu veículo, Tesla Model Y, pode perder até 50% de sua autonomia em temperaturas muito baixas, mas que isso não o incomoda. Para ele, esse fator se torna significante quando a pessoa precisa dirigir longas distâncias e viajar, principalmente para as áreas do norte do Canadá.

Testes em clima frio

O grupo General Motors diz que testa todos os seus veículos elétricos que irão entrar em lançamento da mesma forma que são testados os movidos à gasolina. Recentemente, a experiência foi feita em uma instalação de 81 hectares.

Josh Walton, gerente de operações do grupo de engenharia do campo de testes, relatou que o grupo sempre está em busca de melhorias no desempenho dos novos veículos que estarão sujeitos a um clima muito frio.

Para ele, a GM está desenvolvendo maneiras novas e inovadoras para aperfeiçoar a autonomia de baterias dos carros em temperaturas congelantes.

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