Carros elétricos poderão ser carregados em 6 minutos em breve, de acordo com estudo
A possibilidade foi aberta por meio de um estudo feito na Coreia do Sul. O objetivo é otimizar a relação de uso dos carros elétricos.
Uma das barreiras mentais que muitos consumidores ainda possuem para aceitar de vez o carro elétrico é bem simples: imaginar que demoraria até 10 horas, ou mais, para “abastecer” um veículo. Esse é o tempo médio que leva para carregar um automóvel em plugs de energia caseiros.
Veja também: Com as medidas anunciadas pelo governo, montadoras reduzem os preços de carros novos
Outros métodos de carregamento rápido podem ser feitos em cerca de 30 minutos quando ocorrem no menor intervalo possível.
Contudo, alguns pesquisadores coreanos encontraram uma maneira diferente e ultrarrápida para carregar um carro elétrico. Saiba mais sobre isso logo abaixo!
Carro elétrico pode ser carregado em 6 minutos
Um artigo publicado na revista Advanced Fundational Materials mostra o estudo inovador. Os cientistas da equipe do professor Won Bae Kim conseguiram utilizar a rotação de elétrons de uma bateria de lítio para aumentar a capacidade de carga e velocidade.
Com o processo inovador, seria possível carregar um carro elétrico em apenas 6 minutos, como afirma o artigo. A pesquisa foi reconhecida por sua excelência e, por isso, foi publicada como um artigo de capa.
Mais detalhes sobre a realização do estudo
Primeiro, uma reação de substituição galvânica ocorreu em uma solução de óxido de manganês misturado com ferro. Ela levou a um composto heteroestruturado com óxido de manganês por dentro e óxido de ferro por fora.
“Oferecemos um novo entendimento sobre como superar as limitações eletroquímicas dos materiais de ânodo convencionais e aumentar a capacidade da bateria aplicando o design racional com alteração de superfície usando o spin do elétron”, explicou o professor Kim em seu artigo.
Ele expressou otimismo de que esse desenvolvimento poderia levar ao aumento da durabilidade da bateria. Também pode resultar na redução do tempo de recarga para um carro elétrico.
Um aumento de 50% na capacidade seria uma grande mudança até mesmo para sistemas pequenos, como telefones celulares. E apenas manter a mesma capacidade economizaria o lítio total necessário. É isso o que esperam os pesquisadores deste estudo.
Já imaginou carregar totalmente um carro elétrico em apenas 6 minutos? Em breve, novas tecnologias com essa intenção podem se tornar realidade para a maioria dos consumidores.
Comentários estão fechados.