Cartografia
Cartografia é o estudo e a prática de criar mapas para comunicar informações espaciais, topográficas e geográficas de forma eficaz.
O que é Cartografia? A cartografia é a ciência e a arte de fazer mapas. Este campo de estudo trata da concepção, produção e estudo de mapas e gráficos. Cartografia e Geografia são dois campos de estudo intimamente relacionados, cada um dependente do outro para descrever corretamente um lugar em nosso planeta.
Ambas as disciplinas juntas facilitam a compreensão do mundo em que vivemos, das nossas posições na Terra e da maneira como a vida funciona aqui.
A história da cartografia
A história da cartografia vai muito além na história. Várias pinturas rupestres pré-históricas foram registradas como mapas desgastados pelo tempo, e os artefatos foram preservados na esperança de que eles apresentem evidências da localização de cidades, cidades e depósitos de tesouros perdidos do mundo antigo.
Uma pintura de parede, datada do sétimo milênio a.C, pode ser um dos mapas mais antigos do mundo. Acredita-se que esta pintura represente a localização de Çatalhöyük, uma cidade na antiga Anatólia.
A forma moderna de cartografia começou a se desenvolver a partir do século 6 a.C em diante. Os gregos e romanos antigos serviram como pioneiros nesse desenvolvimento. As contribuições de Anaximandro, um filósofo grego, e Ptolomeu, um gênio grego multitalentoso, são mais notáveis nesse sentido.
O primeiro foi creditado pela produção do primeiro mapa documentado do mundo, enquanto o último produziu “Geographia”, um tratado sobre a cartografia.
Logo, no século VIII, as traduções árabes do trabalho cartográfico dos gregos estavam sendo feitas pelos estudiosos da Arábia. Em 1154, o estudioso árabe Muhammad al-Idrisi preparou um atlas medieval que incorporava o conhecimento do mundo reunido por mercadores árabes.
Mais a leste, as antigas e prósperas civilizações da Índia e da China também produziram baluartes no campo da cartografia antiga. Astrônomos e cartógrafos indianos já haviam começado a mapear constelações usando sistemas de mapeamento milenares.
O estado de Qin, na China, está associado à produção de alguns dos mais antigos mapas existentes do mundo, alguns datando do século V a.C.
Tais invenções, como o telescópio, a bússola e o sextante, logo revolucionaram o mundo da cartografia. Isso desencadeou a Era dos Descobrimentos do século XV até o século XVII.
Durante esse tempo, os cartógrafos europeus conduziram extensas pesquisas, exploraram terras e criaram mapas detalhados, representando o mundo inteiro em pequenos pedaços de papel.
O globo existente mais antigo do mundo foi produzido em 1492 pelo cartógrafo alemão Martin Behaim. Logo, mais invenções, descobertas e explorações deram origem às modernas formas de cartografia, à ciência e à arte de fazer mapas.
Geral e Temática
Duas grandes categorias, a cartografia geral e a cartografia temática, constituem o campo maior da cartografia. Dito isso, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre esses dois campos da cartografia.
Cartografia Geral
Este domínio cartográfico envolve a produção de mapas que são destinados a um público geral e abrange aspectos variados relacionados a localização e sistemas de referência. Esses mapas são frequentemente produzidos em série.
Cartografia Temática
Este campo de cartografia lida com a produção de mapas temáticos baseados em temas geográficos específicos, e geralmente é direcionado a públicos específicos. Os maiores volumes de informação geográfica disponíveis nos dias de hoje encorajaram o rápido crescimento da Cartografia Temática.
Projeção de mapa
Projeção de mapa é a representação sistemática da Terra ou de uma parte da Terra com seus meridianos e paralelos em uma superfície plana. Projeções de mapa estão associadas a várias formas de distorção.
Apenas um globo pode representar áreas e formas com precisão. Diferentes tipos de projeções de mapa foram criados para superar os vários tipos de distorções.
Classes de Projeções de Mapas
Abaixo estão listadas as principais classes de projeções de mapas.
Projeções Cilíndricas
Aqui, a Terra é tratada como um cilindro com paralelos horizontais e meridianos verticais. A projeção de Mercator é um exemplo do tipo cilíndrico de projeção.
Projeções Pseudo-cilíndricas
Aqui, os paralelos e o meridiano central são mapeados como linhas retas, enquanto os outros meridianos são linhas curvas espaçadas regularmente.
Projeções Cônicas
As projeções cônicas mapeiam paralelos como arcos de círculos e meridianos como linhas retas.
Projeções pseudo-cônicas
Em projeções pseudo-cônicas, todos os meridianos, exceto o meridiano central (que é representado como uma linha reta), são representados como arcos complexos. Os paralelos estão na forma de arcos circulares.
Projeção Azimutal
Aqui, os paralelos estão na forma de círculos concêntricos, enquanto os meridianos estão na forma de linhas retas.
Projeção pseudoazimutal
Neste tipo de projeção de mapa, o equador e o meridiano central se cruzam como linhas retas e perpendiculares.
O resto dos paralelos estão na forma de curvas complexas que se afastam do equador. Da mesma forma, os outros meridianos são mapeados como curvas complexas curvando-se em direção ao meridiano central.
Mapas topográficos e mapas topológicos
Mapa topográfico
Este tipo de mapa exibe uma representação altamente detalhada e quantitativa do relevo de uma área. Linhas de contorno (linhas que conectam locais com a mesma elevação) são frequentemente usadas para essa finalidade.
Mapas topográficos geralmente estão disponíveis na forma de uma série de mapas, onde duas ou mais folhas de mapa juntas representam a informação topográfica completa.
Padrões de drenagem, relevo do solo, cobertura florestal, características artificiais, como estradas e ferrovias, são algumas das características representadas pelos mapas topográficos.
Mapa topológico
Esses mapas são mapas altamente simplificados e representam apenas as informações necessárias sobre um local.
Esses mapas não seguem escala e as direções e distâncias podem variar. O mapa de metrô de Londres ou o mapa de rota do metrô do Metrô de Toronto seriam bons exemplos de mapas topológicos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.