Castanha: conheça 6 propriedades medicinais desse alimento
Por causa de seus benefícios, as castanhas são recomendadas para inclusão em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar.
As castanhas são velhas conhecidas de quem deseja emagrecer ou se reeducar para ter uma dieta mais saudável.
Além disso, qualquer tipo de castanha (castanha-de-caju, avelã, amêndoa, etc) é fácil de consumir e pode integrar receitas diversas.
E sim, esses alimentos, que na verdade são sementes, possuem diversas propriedades que as qualificam como de fato boas para a saúde. A seguir vamos explicar seis dessas propriedades!
(Imagem: divulgação)
1. Auxiliam no controle do peso
As castanhas são alimentos densos e muito ricos em nutrientes. Por isso, geram uma grande sensação de saciedade quando são consumidos. Como consequência, impedem o consumo exagerado de alimentos, ajudando no controle de peso.
2. Ação antioxidante
A maioria das espécies de castanha contém vitamina E, selênio e outros compostos antioxidantes capazes de combater o estresse oxidativo e evitar problemas decorrentes como o envelhecimento precoce da pele, o colesterol e até alguns tipos de câncer.
3. Fortalecem os ossos
Dentre os muitos minerais presentes na composição das castanhas se destacam o magnésio e o potássio, que são essenciais para a formação e a manutenção óssea. Ou seja, consumir esse alimento é uma forma de suplementar essas substâncias.
(Imagem: divulgação)
4. Fortalecem o sistema imunológico
Outros dois compostos abundantes nas castanhas são a vitamina C e o zinco, vitais para a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico, a barreira de proteção natural do corpo humano contra doenças.
5. Ricas em fibras
As fibras alimentares são compostos essenciais para o bom funcionamento do intestino, facilitando o processo de digestão e evitando problemas como constipação e prisão de ventre.
6. Ricas em gorduras boas
Por fim, é válido ressaltar que as castanhas possuem o que chamamos de “gorduras boas”, os ácidos graxos. Essas gorduras basicamente neutralizam as gorduras ruins e fornecem energia ao corpo em vez de tirá-la.
A nutricionista Natália Colombo explica que o consumo de castanhas melhora os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e reduz o colesterol ruim (LDL), aprimorando a saúde do cérebro e do coração.
“Elas [as castanhas] regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável”, disse ela.
Comentários estão fechados.