Caxumba: uma doença contagiosa e facilmente evitável

A caxumba é uma doença causada por um tipo de rubulavírus, que é um gênero da família Paramyxovirus.

A caxumba é uma doença causada por um tipo de rubulavírus, que é um gênero da família Paramyxovirus. A infecção viral faz com que as glândulas salivares na base e na parte de trás da mandíbula inchem. Isso faz com que a mandíbula e as bochechas fiquem macias e inchadas.

A doença é altamente contagiosa, mas facilmente evitável com uma vacina. A caxumba pode ter sérias implicações para a saúde. Pode causar esterilidade permanente em homens, aborto espontâneo, perda auditiva e inflamação do cérebro.

Também pode causar meningite, pancreatite ou problemas cardíacos. Essas complicações são mais propensas a afetar adolescentes e adultos do que crianças pequenas.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da caxumba não aparecem imediatamente. Normalmente, a doença leva cerca de duas semanas para os sintomas aparecerem. No entanto, podem aparecer em qualquer lugar entre 12 e 25 dias após a infecção.

O sintoma mais óbvio de caxumba são as bochechas inchadas. Além do inchaço, a caxumba também pode causar dor facial, febre, dores musculares, dores de cabeça, fraqueza, fadiga e perda de apetite.

O vírus é contagioso por nove dias após o desenvolvimento dos primeiros sintomas. É facilmente transmitido pela saliva. Isso significa que tossir, espirrar ou compartilhar itens contaminados pode espalhar o vírus.

Não há tratamento para a caxumba, apenas tratamento para os sintomas. Beber bastante líquido, usar medicamentos de venda livre para dor e colocar gelo ou compressas quentes nas áreas inchadas do rosto podem ajudar a proporcionar conforto.

Prevenção

Os Estados Unidos iniciaram o primeiro programa de vacinação contra caxumba no mundo em 1967. A maioria dos países industrializados inclui atualmente a vacina contra caxumba em seu programa de imunização.

As crianças devem receber a primeira dose da vacina entre os 12 e os 15 meses e a segunda dose entre os 4 e os 6 anos de idade. Quanto mais doses um indivíduo recebe, melhor a vacina funciona.

De acordo com o CDC, duas doses oferecem uma chance 88% menor de contrair a doença. Já uma pessoa que recebe apenas uma dose tem uma chance reduzida de 78% de contrair a infecção.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.