Ceará tem o maior índice de aprovação no ITA, chegando a 36%
Dados do próprio concurso revelaram que o maior índice de aprovação de um dos vestibulares mais difíceis do Brasil está no Ceará.
O vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é considerado um dos mais difíceis de todo o Brasil. Recentemente, os dados do concurso revelaram que os estudantes da capital do Ceará ocupam 36,7% das vagas oferecidas. Entre 2012 e 2022, 543 vagas foram ocupadas por candidatos de Fortaleza.
Nos últimos 11 anos, Fortaleza foi a maior cidade em aprovação de candidatos em todo o Brasil. Nos anos de 2017, 2019 e 2020, ficou atrás somente de São José dos Campos (SP), onde fica a sede do ITA.
Outro concurso que também contou com grande concorrência foi o de Engenharia Aeroespacial: 150 vagas estavam sendo ofertadas, e 61 delas foram ocupadas por estudantes de Fortaleza.
São seis especialidades oferecidas pelo ITA: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação.
O ITA não é o único vestibular que tem alta porcentagem no estado nordestino, pois o IME (Instituto Militar de Engenharia) também apresenta altos índices de aprovação no Ceará. Dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) revelaram que a média de aprovação do estado é de 30% para cada concurso IME.
Os ex-alunos de escolas particulares do Ceará apontaram o motivo da alta porcentagem de aprovação do estado no ITA. Eles destacam que o preparo para a prova é diferenciado, e há quem busque os melhores alunos nas escolas. Há também oferta de bolsas de estudo para esses alunos destaque, e um modelo pedagógico na escola para quem quer cursar ITA ou IME.
Candidato foi consagrado o mais novo a ser aprovado no ITA
No dia 14 de dezembro, Caio Temponi foi noticiado de algo totalmente inédito: aos 14 anos de idade, o adolescente foi consagrado o mais novo candidato a ser aprovado no ITA. De Fortaleza, o jovem é estudante do Colégio Farias Brito, e a ligação para avisar do concurso foi feita por Anderson Correia, o reitor do colégio.
Modelo de ensino exemplar no estado do Ceará
Para a presidente do Sinepe-CE, Graça Bringel, os altos índices de aprovação no ITA e no IME é o resultado de grande dedicação do Ceará para o ensino.
“Há um investimento em tecnologia, em profissionais de ponta, emocional. Todos esses alunos são acompanhados por psicólogas, têm a família também… Acho que encontraram uma maneira de preparar os alunos, uma receita que deu certo”, disse.
A relação do estado com a prova do ITA é algo muito antigo, como informou Bringel. Isso porque a instituição foi fundada por um natural de Fortaleza, Marechal Casimiro Montenegro Filho. Com grande orgulho dessa colocação, a presidente ainda brincou sobre o fato.
“Se quiser encontrar o cearense, é só buscar no ITA que encontra”, disse ele entre risos.
Comentários estão fechados.