Cebola: Quem não deve comer este vegetal?

Algumas pessoas não devem consumir cebola devido aos seus efeitos adversos no organismo, principalmente de quem já possui alguma doença!

A cebola é um dos vegetais mais consumidos do Brasil, especialmente devido a sua versatilidade, podendo ser utilizada em temperos, saladas cruas ou na decoração de pratos. Entretanto, algumas pessoas relatam sintomas após a ingestão deste vegetal. Mas você sabe por que? Acompanhe este artigo e confira!

Leia mais: 3 formas de usar a cebola na limpeza da sua casa

Contraindicações do consumo de cebola

Apesar de possuir diversas vitaminas, minerais e compostos benéficos a saúde, a cebola pode ser responsável por causar gases, azia e inchaço. Mas todas as pessoas podem ter esses sintomas? Na verdade, não!

Os estudos sobre o consumo de cebola e o surgimento de efeitos adversos é difícil de se avaliar, uma vez que existem muitos outros fatores que podem influenciar no resultado.

Entretanto, o que pode acontecer é que, o consumo de cebola para pessoas que possuem refluxo gastroesofágico e azia, podem tornar os sintomas das duas doenças mais intensos. De forma semelhante, quem possui síndrome do intestino irritável em fase ativa também pode sofrer os efeitos do consumo da cebola.

Contudo, ainda é incerto que a cebola realmente possa provocar todos esses impactos. Assim, o ideal mesmo é procurar um nutricionista para sanar todas as suas dúvidas.

No entanto, sabe-se que algumas pessoas são comprovadamente alérgicas a cebola, e estas sim precisam evitar a ingestão deste vegetal. Afinal, as consequências de uma reação alérgica podem ser fatais.

Por fim, vale ressaltar que as cebolas precisam ser higienizadas corretamente antes de utilizar. Além disso, o armazenamento inadequado de cebolas já abertas favorece a proliferação de bactérias causadoras de doenças.

E, embora você cozinhe o alimento, alguns microrganismos e as suas toxinas são resistentes ao calor. Assim, resultam em infecções alimentares, com náuseas, vômitos, diarreia, febre, e, em alguns casos pode evoluir para a morte.

Portanto, sempre que não for utilizar a cebola inteira, guarde-a em um recipiente limpo na geladeira e use assim que possível!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.