Cefet-MG começa a realizar testes de admissão para Oxford
A instituição é a primeira do Brasil a firmar esse tipo de parceria com a universidade britânica, considerada uma das melhores do mundo.
O sonho de estudar em Oxford, na Inglaterra, está ficando mais palpável para os estudantes brasileiros!
Isso ocorre porque o campus de Belo Horizonte do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) foi credenciado pela universidade britânica para aplicar testes de admissão.
Essa iniciativa, que é inédita no Brasil, foi tomada em uma parceria firmada diretamente entre Oxford e Cefet-MG, sem intermediários.
De acordo com ambos os lados, o centro tecnológico possui estrutura e quadro de profissionais adequados às exigências da universidade sediada no Reino Unido.
(Imagem: divulgação)
Como funcionam os testes admissionais de Oxford no Cefet-MG?
Os testes de admissão para Oxford são realizados a fim de “filtrar” as capacidades dos concorrentes e, por fim, eleger os melhores alunos. Em resposta ao Estadão, a universidade confirmou essa informação.
“Usamos esses testes para nos ajudar a escolher entre todos os excelentes candidatos que se candidatam para estudar em Oxford”, explicou a instituição.
Ademais, vale ressaltar que esses testes são realizados apenas para o preenchimento de vagas em cursos oferecidos em locais credenciados por Oxford, para a oferta de cursos fora do Reino Unido.
Isso também foi corroborado por uma resposta da universidade.
“Todos os anos, candidatos de todo o mundo realizam suas provas em suas próprias escolas ou faculdades, ou em um centro aberto, como o Centro Federal de Educação Tecnológica, em Minas Gerais.”
O teste em si é muito simples: os candidatos realizam uma prova que deve ser respondida parcialmente de forma remota e parcialmente de forma física. Após isso, a prova é submetida à avaliação e o candidato precisa aguardar os resultados.
Como fazer o teste admissional de Oxford no Cefet-MG?
De antemão, é preciso frisar que qualquer cidadão brasileiro que desejar pode realizar o teste admissional da Universidade de Oxford a partir do Cefet-MG.
Para tanto, é necessário seguir este passo a passo:
-
Acesse o site oficial da Universidade de Oxford para solicitar o teste de admissibilidade. Um código será gerado.
-
Em seguida, o interessado deve levar o código gerado ao site do Cefet-MG, campus Belo Horizonte, e solicitar a realização do teste.
-
Por fim, o candidato deve pagar as taxas geradas e aguardar um contato da instituição mineira com informações sobre a realização do teste, incluindo as datas.
No ato da inscrição para o teste, o candidato deve apresentar:
-
Histórico escolar;
-
Certificado de conclusão do ensino médio com tradução juramentada.
-
Resultado do exame de proficiência em inglês.
-
Recomendações escritas por professores (devem estar em inglês).
-
Uma carta que informa os motivos pelos quais decidi tentar um curso em Oxford.
Os testes admissionais para Oxford ficam disponíveis apenas entre o início de maio e o dia 15 de outubro. Ou seja, as próximas oportunidades só abrirão em 2024.
Ficou interessado? Então prepare-se desde já!
* Com informações do portal UOL e do Estadão Conteúdo
Comentários estão fechados.