Celular foi roubado? Veja como desativar o WhatsApp imediatamente
Além do prejuízo financeiro com o telefone, ainda há o risco de golpes dos criminosos ao terem acesso ao seu aplicativo de mensagem.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que se tornou altamente popular em diversos países, principalmente no Brasil, onde tem hegemonia e serve para diversos serviços, inclusive profissionais. Logo, ter o celular roubado ou furtado é um transtorno.
Isso não apenas pelo prejuízo financeiro com o aparelho subtraído, mas também por conta das informações, muitas vezes confidenciais, nas mensagens do WhatsApp e na essencialidade do aparelho para o uso profissional, já que todos os contatos estão contidos no aparelho.
Quando acontece algo assim, é necessário agir rápido para evitar um prejuízo ainda maior, é indispensável bloquear o aplicativo e não deixar o criminoso ter acesso.
O que fazer para bloquear o WhatsApp?
O usuário deve entrar em contato com a companhia telefônica, pelo número de telefone específico da operadora, que normalmente se encontra no site oficial, e pedir a desativação do cartão SIM, responsável pelo número do aparelho.
Isso impacta não apenas o WhatsApp, mas também os demais recursos relacionados ao número desativado.
Durante a ligação, é necessário informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do seu celular.
Em seguida, a companhia vai pedir um e-mail para confirmar e um código de segurança. Isso tudo garante a integridade das informações e confirma que você, realmente, é o dono do aparelho roubado.
Em seguida, a operadora deverá enviar um e-mail de comprovação de que o cartão SIM foi desativado. Consequentemente, o WhatsApp ficará inutilizado naquele aparelho.
Para conseguir reativá-lo, em outro celular, as operadoras normalmente pedem a apresentação de um boletim de ocorrência.
Com isso, será possível habilitar o número em outro telefone, sem que os seus contatos percam a sua identificação.
Aplicativo conta com recursos próprios
Além de bloquear o número do cartão SIM, também é possível uma verificação em duas etapas, criada pelo próprio WhatsApp, para proteger o usuário titular da conta.
Nesse caso, você receberá um número PIN, de seis dígitos, quando tiver com um novo celular e for instalar o aplicativo.
Essa numeração vem após o código protocolar de verificação, que garante duas camadas de proteção e minimiza o risco de fraude.
Por fim, o cenário ideal é sempre redobrar os cuidados com o celular e evitar os furtos e roubos, garantindo que ninguém tenha acesso ao WhatsApp.
Comentários estão fechados.