CEO da Google emite um forte alerta sobre o avanço das inteligências artificiais
Sundar Pichai afirmou que as pessoas devem ‘se preparar para o impacto da IA’, dando a entender que a sociedade ainda não sabe com o que está lidando.
Em entrevista concedida à emissora CBS no último domingo (16), o CEO da Alphabet e da Google, Sundar Pichai, fez comentários alarmantes sobre o avanço das inteligências artificiais.
O executivo afirmou que diversos postos de trabalho podem ser afetados pelo avanço desenfreado das IAs, e que a sociedade deveria se preparar para o impacto gerado por isso.
Dentre os profissionais que podem ser afetados, estão escritores, arquitetos, engenheiros, designers e até radiologistas.
“Por exemplo, se pensar daqui a cinco ou dez anos, você pode ser radiologista e ter um colaborador de IA com você. Você chega de manhã, com centenas de coisas para resolver, e pode dizer: ‘esses são os casos mais sérios que você precisa examinar primeiro’”, acrescentou Sundar Pichai.
Pichai disse ainda que o avanço da Inteligência Artificial pode piorar a questão das notícias e imagens falsas, as famosas fake news. Segundo o executivo, os problemas já enfrentados com esse assunto podem ser “muito maiores” no futuro.
Ainda durante a sua entrevista, Sundar Pichai refletiu sobre o ritmo de evolução da sociedade, que, segundo ele, é incompatível com o ritmo de evolução das inteligências artificiais.
“O ritmo em que podemos pensar e nos adaptar como instituições sociais, comparado ao ritmo em que a tecnologia está evoluindo, são incompatíveis”, disse ele.
Em março, Elon Musk, Steve Wozniak e outros milhares de especialistas em Inteligência Artificial assinaram uma carta aberta que pede a interrupção no desenvolvimento das IAs.
Na carta, estão descritos alguns problemas sociais que podem ser causados pelo desenvolvimento acelerado dessas tecnologias. Em paralelo a isso, uma IA mais poderosa que o ChatGPT está sendo desenvolvida, segundo rumores.
Comentários estão fechados.