Césio

Césio é o mais alcalino dos elementos estáveis, reagindo explosivamente com a água podendo corroer até o vidro.

0

O césio (símbolo químico Cs, número atômico 55) é um membro do grupo de elementos químicos conhecidos como metais alcalinos. De cor dourada suave e prateada, é um dos poucos metais que se liquefazem perto da temperatura ambiente.

É o mais alcalino dos elementos estáveis, reagindo explosivamente com a água para produzir o hidróxido de césio alcalino, que pode corroer o vidro.

Seus átomos perdem facilmente elétrons para produzir íons. Essa propriedade torna o césio útil para células fotoelétricas. O césio é um catalisador para certas reações em química orgânica.

Para quê serve?

Este elemento possui muitos isótopos, dos quais o único isótopo estável (césio-133) se tornou o padrão primário para medir segundos de tempo e é, portanto, a base de relógios atômicos.

Alguns de seus isótopos radioativos são usados ​​para tratar certos tipos de câncer. O césio 134 ajuda a medir a produção de césio pela indústria de energia nuclear.

O césio-137 é comumente usado na indústria para aplicações como medidores de densidade de umidade, medidores de nivelamento e medidores de espessura. Os compostos de césio são levemente tóxicos.

História

O césio foi descoberto por Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff em 1860. O elemento foi reconhecido quando analisaram um espectro de água mineral obtido de Dürkheim, na Alemanha.

Eles colocaram uma gota da água em uma chama e observaram as linhas espectrais de vários elementos. Entre essas linhas, observaram duas linhas azuis que não provinham de nenhum dos elementos conhecidos.

Eles concluíram que as linhas azuis foram produzidas por um elemento até então desconhecido, que eles chamaram de césio (da palavra latina caesius, que significa “céu azul” ou “azul celestial”).

Assim, o césio tornou-se o primeiro elemento descoberto pela análise espectral. Bunsen isolou sais de césio da água da fonte, e o próprio metal foi isolado em 1881 por Carl Setterberg, que trabalhava no laboratório de Bunsen.

Características

Como um metal alcalino, o césio faz parte do grupo um da tabela periódica, entre o rubídio e o frâncio. Além disso, encontra-se no período seis, pouco antes do bário. Este metal dourado prateado é macio e dúctil.

Como observado acima, o espectro de césio tem duas linhas brilhantes na parte azul do espectro eletromagnético. Além disso, seu espectro possui várias outras linhas nas regiões vermelha, amarela e verde.

O césio é o mais eletropositivo e mais alcalino dos elementos químicos estáveis. Além do frâncio, ele tem o menor potencial de ionização de todos os elementos, o que significa que ele perde prontamente seu elétron mais externo para se tornar um íon.

Juntamente com o gálio, o frâncio e o mercúrio, o césio está entre os poucos metais que são líquidos à temperatura ambiente ou próximo dela. Seu ponto de fusão é de 28,44 °C.

O césio reage explosivamente quando entra em contato com a água (mesmo com água fria) e também reage com o gelo a temperaturas acima de -116 °C. A reação com a água produz hidróxido de césio (CsOH), uma base química extremamente forte. Além disso, o césio reage violentamente com o cloro gasoso para produzir cloreto de césio (CsCl).

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.