Chances de vida extraterrestre diminuem; veja a nova descoberta da NASA

Havia expectativa de vida em outros planetas semelhantes à Terra e que eram mapeados pela NASA, mas essa hipótese deve ser descartada.

Ao longo de décadas, os cientistas ao redor do mundo, sobretudo os vinculados à NASA, se debruçaram numa busca por vida em outros planetas. Recentemente, houve uma animação na comunidade científica em torno da possibilidade de vida extraterrestre, entretanto, depois de uma nova descoberta, a agência deverá descartar essa hipótese.

Leia mais: NASA compartilha foto de Planeta ‘Cor de Arco-Íris’

Um planeta semelhante à Terra

Nos últimos tempos, os cientistas da NASA ficaram animados por conta da descoberta de um planeta com condições semelhantes à Terra. No caso, esse, assim como o nosso planeta, estava orbitando uma estrela anã M, que é o tipo de estrela mais comum no universo. Já que o planeta possui proporções semelhantes à Terra, a expectativa de existência de vida era considerável.

Trata-se do planeta denominado GJ 1252b, que se tornou objeto frequente de observação dos cientistas. Entretanto, em nova descoberta, com uma análise mais eficiente desse planeta, foi possível descobrir que, apesar de todas as semelhanças, ele se diferenciava da Terra em uma questão importantíssima.

No caso, os cientistas identificaram que o planeta em questão não possuía um atmosfera, assim como o nosso possui. Isso é o suficiente para reduzir drasticamente, ou completamente, as chances de encontrar vida nesse espaço. Como você pode imaginar, isso gerou grande desânimo na comunidade científica.

Chances de descoberta de vida fora da Terra diminuem

Ademais, essa descoberta não apenas gerou desânimo por conta de um planeta especificamente. Isso porque, como já mencionamos, os planetas que estão orbitando estrelas anãs M são muito comuns no universo, e a NASA sempre considerou que seria possível, dadas as circunstâncias semelhantes, que eles fossem parecidos com a Terra.

No entanto, a descoberta da ausência de atmosfera nesse planeta em específico pode apontar para um padrão nos demais. Isso significa que a busca por vida extraterrestre se tornará muito mais difícil, já que o ponto com maior expectativa está fora do jogo. Ainda assim, tenha a certeza de que novas pesquisas e dados ainda serão levantados no futuro sobre esse assunto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.