ChatGPT ganha nova versão com direito a busca em tempo real; conheça a novidade
Antes dessa atualização, a IA generativa de texto da OpenAI possuía um banco de dados limitado a informações veiculadas até setembro de 2021. Com a mudança, ela fará pesquisas atualizadas na Internet.
Apesar de sua popularidade, o ChatGPT enfrentava uma limitação crítica: ele fornecia acesso apenas a dados até setembro de 2021.
No entanto, a OpenAI tem abordado ativamente esse problema desde março, e a empresa anunciou oficialmente a chegada das pesquisas em tempo real em seu chatbot de Inteligência Artificial (IA) generativa.
Tal funcionalidade foi divulgada pela primeira vez no final de setembro e marca um avanço significativo nas capacidades dessa tecnologia.
O que muda?
A mudança mais notável é que o ChatGPT agora consegue navegar na web em busca de informações em tempo real, entregando aos usuários respostas de “fontes atuais e autorizadas” por meio da função “Navegar com o Bing”.
A funcionalidade é atualmente exclusiva para assinantes dos planos Plus e Enterprise, aprimorando a qualidade das respostas e permitindo que os usuários pesquisem respostas por meio de imagens.
Vale ressaltar que a OpenAI não divulgou um cronograma específico para quando essa função estará disponível para todos os usuários.
(Imagem: divulgação)
A jornada para a implementação de pesquisas em tempo real começou em maio, quando a OpenAI se associou ao já citado mecanismo de busca da Microsoft, o Bing.
A versão móvel do ChatGPT recebeu o recurso primeiro, no final de junho. Porém, foi temporariamente desativada após a descoberta de que também exibia conteúdo da versão paga do Bing.
Tal integração com a pesquisa na web em tempo real do Bing demonstra o compromisso da OpenAI em aperfeiçoar as capacidades dessa tecnologia.
Integração com DALL-E 3
Outro anúncio significativo da OpenAI é a implantação do DALL-E 3 beta ao ChatGPT. Trata-se de um gerador de texto para imagem da OpenAI, que possibilita aos usuários descreverem a imagem desejada, então a ferramenta gera a figura solicitada.
Com essa integração, o ChatGPT agora consegue auxiliar na criação de imagens com base nos pedidos dos usuários, agilizando o processo criativo.
A incorporação do DALL-E 3 diretamente no ChatGPT elimina a necessidade de as pessoas terem de alternar entre aplicativos, tornando a experiência mais fluida e amigável.
Atualmente, o DALL-E 3 está disponível em versão beta na web e em dispositivos móveis. Os usuários podem ativá-lo selecionando a opção “DALL-E 3 (Beta)” na guia GPT-4 dentro do ChatGPT.
Os novos desenvolvimentos fazem parte da visão expansiva da OpenAI para o ChatGPT, com o objetivo de transformá-lo de um gerador baseado em texto em uma ferramenta multifuncional, incluindo capacidade de áudio.
No mês passado, a OpenAI introduziu a habilidade de iniciar conversas verbais com o chatbot, marcando o compromisso contínuo da empresa em aprimorar sua plataforma de IA.
Comentários estão fechados.